O que e felisidade

5372 palavras 22 páginas
QUESTÃO: 01
A) Pense na variedade dos fenômenos naturais e responda: por que, em sua opinião, as explicações míticas e religiosas tornaram-se insuficientes, para os gregos, à época do início do pensamento filosófico?
R: Para a época prevalecia a visão mítica e religiosa porque respondia as questões, devido a mentalidade daquele tempo, era um meio de conhecimento válido, atendia as necessidade de respostas com explicações sem comprovação cientifica porque não tinam coragem ou necessidade de refutar hipóteses tradicionais em busca da verdade.
Acredito que não só a variedade, mas a complexidade dos fenômenos naturais bem como da vida humana exigem bem mais que explicações míticas e religiosas porque estas são limitadas e não consegue em longo prazo manter uma lógica e coerência que consigam acompanhar a velocidade do conhecimento e as consequentes novas dúvidas de forma concreta e convincente, o ser humano tornou-se mais exigente, mais inteligente. A vida é um risco e para valer a pena é preciso ter certeza e plena convicção, dos porquês, é preciso provas reais para entender a si mesmo e o universo.
Tanto ontem como hoje em dia quando julgamos ter todas as respostas para explicar o mundo, mudam-se todas as perguntas, é preciso mais do que teorias.
Como diz a frase Atribuída a Sócrates "Só sei que nada sei", logo é preciso buscar o conhecimento incessantemente. Como um copo cheio de água não pode receber novo conteúdo a não ser que seja esvaziado, assim nasceu a necessidade de valorizar a razão e a lógica, superior e mais aceitável que a mítica e religião da época que a longo prazo iria alienar o conhecimento a simples fantasia. Somente a lógica ousa desafiar e desvendar através dos pensamentos a vida e a natureza com provas físicas e consequências reais. “Cabe ao homem compreender que o solo fértil onde tudo que se planta dá, pode secar. Que o chão que dá frutos e flores pode dar ervas daninhas. Que a caça dispersa e a terra da fartura pode se transformar na

Relacionados

  • felisidade
    4817 palavras | 20 páginas
  • O jogo da amarelinha
    96052 palavras | 385 páginas