Slutwalk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CCSA – DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
ALUNA: MARIA TAMIRES SABINO DA MOTA SILVEIRA
MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS – MARCHA DAS VADIAS

O movimento é beminteressante e atual, busca romper com um estereótipo que vem sendo enraizado na sociedade há tanto tempo, que não se tem nenhuma informação ao certo de quando surgiu. Muitos fatores contribuíram para aconstrução desses padrões considerados corretos. Religião, moda, ordem social, todos eles traçam uma linha a ser seguida, especialmente por mulheres, “em nome da ordem e dos bons costumes”. Omovimento tem como objetivo mostrar que a mulher é livre para escolher o que vestir, e que isso não lhe faz menos merecedora de seus direitos, busca romper com esses paradigmas de sociedade machista onde suaroupa define seu caráter, sua condição econômica e política, e se você é digna de respeito ou não.
Tal movimento se encaixa na concepção de Maria da Glória Gohn quando esta autora explica que “osmovimentos sociais se constituem na contra corrente das relações de dominação-subordinação [...]” (GOHN, 1997:244). No caso da marcha, tais relações são as que impõem às mulheres um padrão machista dese vestir e as culpabiliza caso aconteça uma situação de violência por não seguir tal padrão. Outra característica detectada foi a de que “os repertórios do movimento são construídos a partir daagregação das demandas, é um produto elaborado pela ação coletiva e pela tradução da demanda em reivindicação [...]” (GOHN, 1997:256). Com as constantes reuniões dos integrantes do movimento, a pauta dereivindicações e demandas está sempre incorporando lutas de outros movimentos que de certa forma tem princípios na mesma linha de raciocínio, como o Um Bilhão que Se Erguem, SOS Corpo, etc.
A marcha dasvadias tem como principal meio de disseminação de ideias e convocação para mobilizações as redes sociais, onde cada Estado possui seu grupo, e há também dois sites que tem visibilidade nacional, o...
tracking img