felisidade

4817 palavras 20 páginas
1 - INTRODUÇÃO A depreciação do valor da moeda, identificada como inflação, é um dos mais antigos e controvertidos fenômenos econômicos. De uma forma geral, segundo Rossetti (1988, p.210) “a inflação é caracterizada pela contínua, persistente e generalizada expansão de preços. É, portanto, um fenômeno de abrangência macroeconômica”.
O processo de expansão dos preços, por sua vez, resulta em uma perda do poder aquisitivo da moeda. Pode, com isso, causar sérios distúrbios econômico-sociais que prejudicam certas classes de pessoas na medida em que beneficiam outras.
Diante disso, faz-se uma abordagem sobre o conceito de inflação, suas consequências e seus principais indicadores.

1.2 CONCEITOS A inflação é o processo de aumento generalizado dos preços, que envolve o conjunto da economia e do qual resulta uma contínua perda do poder aquisitivo da moeda. Em sua forma extrema é conhecida como hiperinflação, os preços aumentam tanto que as pessoas não procuram reter dinheiro, nem mesmo por poucos dias, dada à rapidez com que diminui seu poder de compra. O caso mais grave de hiperinflação (um trilhão por cento entre agosto de 1922 e novembro de 1923) ocorreu na Alemanha, após a primeira guerra mundial.
Já uma leve e quase imperceptível expansão dos preços, é chamada de inflação rastejante. 1.3 TIPOS DE INFLAÇÃO

Existem basicamente em uma economia, três tipos distintos de inflação. Na verdade, geralmente, um desses três tipos é mais preponderante em uma determinada economia, entretanto, dificilmente existirá somente um tipo de inflação na economia. Os tipos de inflação também mantêm certa relação com a estrutura de mercado (oligopolista, monopolista, monopolista, etc.) onde esteja ocorrendo. Os tipos de inflação se classificam, portanto em:

1.4 INFLAÇÕES DE DEMANDA

Ocorrem quando os meios de

Relacionados

  • O que e felisidade
    5372 palavras | 22 páginas
  • O jogo da amarelinha
    96052 palavras | 385 páginas