A historia da engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA 2 - HISTÓRIA DA ENGENHARIA
PROF. LEANDRO AURELIANO DA SILVA

AGENDA
2. HISTÓRIA DA ENGENHARIA
2.1 SURGIMENTO 2.2 SURGIMENTO DA ENGENHARIA MODERNA 2.3 ALGUNS MARCOS HISTÓRICOS IMPORTANTES 2.4 A ENGENHARIA NASCE COMO PROFISSÃO OFICIAL 2.5 AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE ENGENHARIA 2.6 FATOS MARCANTES DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA 2.7 INÍCIO DA ENGENHARIA NO BRASIL

2

SURGIMENTO
PeríodoPaleolítico – período compreendido entre 2 milhões e 10 mil a. C.. Paleolítico => Termo empregado para designar o período da pedra antiga, ou pedra lascada.

3

SURGIMENTO
• De acordo com estudos de paleontologia, os primeiros hominídeos eram carnívoros e, como não possuíam dentes ou garras afiados, necessitaram de alguma ajuda para superar esse problema. Isto os forçou à fabricação deferramentas, que inicialmente eram pedaços toscos de pedras lascadas para ficarem com a ponta aguçada e se transformarem em objetos cortantes. Assim, há milhões de anos, teve início o desenvolvimento tecnológico.
4

SURGIMENTO
• De qualquer forma, com esses primeiros instrumentos, os hominídeos já podiam caçar e carnear um animal, cortar árvores, se defender de ataques, construir abrigos rústicos.Além do mais, construir uma machadinha a partir de uma pedra bruta envolve bem mais raciocínio, planejamento, experiência e habilidade que possamos imaginar num primeiro momento. E isso já se fazia a 2 milhões de anos, como provam antigas ferramentas encontradas na Tanzânia.
5

SURGIMENTO
• Surgimento do fogo 600.000 anos atrás.

6

SURGIMENTO
• Certamente o maior avanço tecnológico ecultural do homem primitivo foi a habilidade adquirida em lidar com o fogo, ocorrida por volta de 600.000 anos atrás, possivelmente a partir de algum incêndio causado por raios ou erupção vulcânica. O fogo significou calor e luz, possibilitando vencer o frio e a escuridão, e portanto, abriu caminho para o homem primitivo sobreviver em regiões mais frias, ampliando a ocupação espacial da terra, além decozer os alimentos, tornando-os mais palatáveis.
7

SURGIMENTO
 Período Neolítico => A cerca de 12 mil anos atrás.  Surgimento da agricultura, domesticação de animais, produção de ferramentas polidas

8

SURGIMENTO
 Há cerca de 12 mil anos uma verdadeira revolução técnica aparece, provocando um conjunto de modificações culturais caracterizado, basicamente, pela introdução dadomesticação de animais, da agricultura, da modelagem cerâmica e da fabricação do vinho e da cerveja.

9

SURGIMENTO
 Há cerca de 8 mil desenvolvimento de uma uma arquitetura de tijolos e pedras. Nesse momento certamente nascia o primeiro engenheiro. Os restos de alguns destes vilarejos construídos de tijolos chegaram até nossos dias. O mais desenvolvido é o de Tell es-Sultan (Jericó), no orientepróximo (compreende a região da Ásia próxima ao mar Mediterrâneo, a oeste do rio Eufrates, incluindo: Síria, Líbano, Israel,Palestina e Iraque.)

10

SURGIMENTO
 Outra mudança significativa que perpassa a era da civilização, foi a descoberta do uso do metal. A longo prazo, o metal mudou o mundo quase tanto quanto a agricultura. Entre 7.000 e 6.000 a.C. o cobre, o primeiro metal a seraproveitado, foi aplicado inicialmente na elaboração de objetos para ornamentos (decorar), mas logo foi utilizado para fabricação de armas e ferramentas. O ferro passou a ser explorado no oriente próximo por volta de 1.500 a.C. e só foi amplamente divulgado depois do ano 1.000 a.C.
11

SURGIMENTO
 As primeiras civilizações propriamente ditas que se tem conhecimento surgiram entre os anos 3.500 e500 a.C., e a primeira delas é a Suméria, no sul da Mesopotâmia. As maiores contribuições tecnológicas legadas por ela foram a prática da irrigação e a construção e o desenvolvimento do sistema de governo. Pouco depois, sinais de civilização podem ser vistos também no Egito e datam de aproximadamente 3.000 anos a.C.. Sabe-se que os egípcios primitivos dominavam várias técnicas dentre as quais,...
tracking img