O que pensam os professores sobre as diferenças individuais e diferentes capacidades de aprendizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que pensam os professores sobre as diferenças individuais e diferentes capacidades de aprendizado













Dissertação do Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Psicologia Escolar do curso de Psicologia – Noturno da Universidade Paulista – UNIP ministrado pelo professora Clarissa Silva de Castilho.Agradecemos a Deus, em primeiro lugar por nos dar a capacidade, sabedoria e entendimento, a nossos familiares pela paciência e que apesar de sentirem muitas vezes a nossa faltanos incentivaram muito e a professora Clarissa, por seu carisma e desempenho.






























































































“Não há saber mais ou saber menos. Há diferentes saberes”Paulo Freire


1. Resumo


O que pensam os professores sobre as diferenças individuais e diferentes capacidades de aprendizado dos alunos ?
Veremos no decorrer do artigo, que as diferenças vistas pelo professor entrevistado vão muito além da sala de aula, envolve todo um contexto onde o aluno esta inserido e as diversas situações e conflitos existentes tanto emsala de aula como fora dela também, o quanto se faz necessário que o professor preste atenção em seus alunos, principalmente no momento da dificuldade, incentivando-os , harmonizando, valorizando e possibilitando assim a busca da construção do seu conhecimento , a partir das necessidades de cada um
O professor deve estar atento para resgatar o desejo de aprender e estimular o aluno, pois nodecorrer do ano letivo percebe-se a dificuldade em aprender.
O incentivo, a criatividade, a espontaneidade do educador entrevistado também faz com que o interesse e atuação dos alunos em sala de aula possa se tornar muito positiva.

Palavras-chave: professor , aluno, aprendizado














2. Introdução


Educar é colaborar para que professores e alunos, transformem suas vidasem processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção de sua identidade, caminho pessoal e profissional, no desenvolvimento de suas habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e de trabalho e tornar-se cidadãos realizados e produtivos.
Aprender depende tanto do aluno como do professor, porem existemdiferentes maneiras de se perceber este comportamento. Ensinar hoje exige muito mais flexibilidade, do que conteúdos fixos, precisamos de conteúdos abertos de pesquisa e comunicação. Aprender depende também do aluno , de que ele esteja pronto e maduro para absorver a situação real e o significado das informações .
A relação estabelecida entre professores e alunos, como qualquer relacionamentodeve ser firmada nas expectativas que cada indivíduo tem a respeito do outro e desta forma percebemos que o comportamento do aluno estará sempre limitado pelo que pensa e espera do professor, pelas intenções , motivações, e interesse que este lhe atribui . Assim sendo é preciso saber ouvir os alunos e refletir sobre suas necessidades e assim será estabelecida uma forma de aprendizado, ou seja, osprofessores também aprendem a partir das necessidades dos alunos, que por vezes é acentuado através dos procedimentos repressivos, imposição recursos disciplinares ou atribuir os problemas a fatores externos tais como desequilíbrio familiar, imaturidade do aluno, ou os incontáveis problemas de aprendizagem.
Constantemente alunos afirmam adorar o professor, mas não gostam do conteúdo de suas...
tracking img