Aprendizagem acelerada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APRENDIZAGEM ACELERADA

Você ainda não digeriu bem o conceito de educação continuada. Justo você, que não via a hora de acabar a faculdade. Inclusive na escolha profissional, fugiu de todas as profissões que indicassem estudos eternos, como as carreiras intelectuais ou medicina, por exemplo.
E agora?
Se você imaginou a fuga para uma zona de conforto e já está pensando em procurar outraprofissão, esqueça. Não há mais nenhuma tarefa, em nenhum lugar, que exclua o aprimoramento constante. Não há saída, o jeito é aprender mesmo. E isto você já sabe. O problema é muito maior: não se trata apenas de ter quer aprender sempre, o grande problema é que você precisa aprender rápido.
Mais esta?
Pois é. Você precisa aprender muito e em tempo curtíssimo. A quantidade de informação produzidano mundo torna cada vez mais difícil uma pessoa se manter atualizada, sem contar que não basta apenas reter a informação, você precisa transformá-la em conhecimento.
O.k. Depois das seções das más notícias, aqui chegamos às das boas. Como, de uma forma ou de outra, o homem sempre encontra uma saída para tudo, a questão do aprendizado não é exceção. Fruto de anos de pesquisa, com contribuição devárias disciplinas do conhecimento humano, já foram descobertas várias ferramentas que contribuem para o aprendizado rápido e eficiente.
Boas notícias, mas... e como fica o caráter enfadonho e monótono que envolve o processo de estudo? Este caráter não existe. Aprender não é chato nem difícil, aprender é natural ao ser humano. "Se o ser humano não fosse aberto a aprender, ele nunca teria aprendidoa falar, porque é uma atividade extremamente complexa", explica Huáras Duarte, especialista em técnicas de aprendizagem acelerada.
Aprender é fácil
O que acontece é que a educação formal transforma o estudo em uma tarefa árdua porque uniformiza as formas de aprender. "O modelo ensinado na escola mostra apenas um jeito de aprender, baseado na leitura e na memorização de informação e, geralmente,o conteúdo não é atraente porque não é associado à vida, são apenas informações".
O quadro é: uma forma de aprender que não é natural mais conteúdo desinteressante. Pronto! Uma combinação bombástica que praticamente inviabiliza o aprendizado. "Não existe uma forma correta de aprender, aprender é um ato individual, cada um tem o seu", diz Huáras. A criança sabe exatamente qual é a forma natural eprazerosa de aprender. Ela deixa de saber quando entra no esquema da escola.
Huáras afirma que a base da aprendizagem acelerada é o resgate da forma natural de aprender. "A criança tem um jeito de aprender que, para ela, é bom e natural, então a forma correta é esta. A escola, além de padronizar, bloqueia o método natural de cada um", completa ele. Há adolescentes que preferem estudar commúsica (e muitos pais proíbem), outros adoram estudar em grupo, outros preferem estudar sozinhos.
"Viemos de uma educação, de uma história em que a aprendizagem é coisa chata porque a escola empobrece os recursos para aprendizagem. Tradicionalmente, ela só estimula o raciocínio lógico-matemático e o verbal-lingüístico", concorda o professor Ronaldo Peruccini, estudioso dos processos de aprendizagemacelerada e autor do livro "Tempo para tudo" (Madras).
Ronaldo explica que este nivelamento das formas de aprender vai contra até com o próprio significado da palavra educação, que significa "tirar de dentro". Ora, se é tirar de dentro, cada um tem um conteúdo e cada um tem a sua forma de acesso a estas informações, já que somos únicos.
"O seu passo é diferente do meu. A generalização doaprendizado atrapalha. O grande problema do aprendizado são as vozes externas. Todos têm que manter o mesmo nível. Todos estão tendo aula com o mesmo professor, então todos devem ter nota 10", completa ele.
Mais carga!
Então partimos deste ponto: estudar é natural e fácil. O que é preciso é que cada um redescubra e reaprenda a ativar processos que, através de um pouco de autoconhecimento, você mais ou...
tracking img