Relatorio quimica experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Química Experimental

Substâncias puras e misturas

Engenharia civilIntrodução

Esta experiência teve como objetivo reconhecer o ponto de ebulição e ponto de fusãocomo característica de uma substância. Determinou-se o ponto de ebulição e ponto de fusão de uma substância composta e reconheceu-se que o ponto de ebulição e ponto de fusão pode ser modificado. Foianalisado o comportamento de uma substância pura e de uma solução com relação a ponto de ebulição e, também, de uma substância pura e de uma mistura com relação a ponto de fusão.

As substânciaspresentes na experiência classificam-se em substância pura e mistura.

A substância pura é o tipo de matéria formada por unidades químicas iguais, sejam átomos, sejam moléculas, e por esse motivoapresentando propriedades químicas e físicas próprias. Podemos obter como exemplo desta substância Água pura.
A mistura é formada por duas ou mais substâncias, cada uma delas sendo denominadacomponente, ou seja, apresentam composição variável. Podemos obter como exemplo o ar que respiramos.

Procedimento Experimental

1.1

Determinação do ponto de ebulição da água e da mistura água – salUtilizou-se de um tubo de ensaio preso a haste por uma garra e uma rolha com um termômetro fixado a ela, colocou-se água destilada em um tubo de ensaio até preenche-lo em 1/3 de sua capacidade,juntou-se á água cacos de porcelana, para evitar um superaquecimento e tornar a ebulição mais regular.Aqueceu-se o tubo de ensaio lentamente com um bico de bunsen anotando a temperatura da água de 30em 30 segundos até seu ponto de ebulição.Retirou-se o bico de Bunsen antes que a água secasse, aguardou-se o resfriamento do sistema. Retirou-se o tubo de ensaio já resfriado e acrescentou-se água...
tracking img