Som e bioritmo cerebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sintetizador de OndasCerebraisAlphaFitness 

A GINÁSTICA DA MENTE !!!

 
Uma máquina que estimula o cérebro exteriormente para que ele produza as ondas desejadas e sincronize os hemisférios.
 
  Inventado em 1970 por um Neuropsiquiatra da Califórnia, o Sintetizador de Ondas Cerebrais vem sendo então utilizado nos EUA, Japão e Europa por profissionais do meio médico (hospitais,terapeutas, médicos) e por centros de relaxamento.
Resultado de anos de pesquisas sobre estímulos óptico-acústicos o Sintetizador de Ondas Cerebrais treina o cérebro a produzir ondas correspondentes aos estímulos luminosos e sonoros que são emitidos através de fones e de um par de óculos especiais com pequenas lâmpadas que piscam no seu interior, conectadas ao aparelho.
Através do fenômeno ”FrequencyAdaption Response” (Resposta Induzida pela Frequência) o cérebro, ao receber estes impulsos rítmicos e sincronizados passa automaticamente a acompanhá-los.
A firma Belga “MENTAL S.A.” desenvolveu o primeiro “Sintetizador de Ondas Cerebrais” portátil, acessível ao público em geral em 1980. Foram vendidas centenas de milhares de unidades em todo o mundo.
Cientistas e a imprensa mundial, jáclassificaram estas “BRAIN MACHINES” unânimentemente como:

“’UMA DAS MAIORES INVENÇÕES DESTE FIM DE SÉCULO”    

 
Sintetizador de Ondas Cerebrais - Como Funciona:
 
 Existem quatro principais tipos de Ondas Cerebrais que correspondem a diferentes estados de consciência, e podem ser medidos por aparelhos de eletroencefalograma: Beta – Alpha – Theta e Delta.

BETA:  Caracteriza-se porfrequências rápidas (13 a 20 ciclos por segundo). É produzida no estado de vigília, nosso cérebro está atento ao mundo exterior. São as ondas do cérebro trabalhando.


ALPHA: São as ondas mais lentas ( 7 a 12 ciclos por segundo). São o reflexo de um estado de relaxamento, de repouso físico e mental.

THETA: São as ondas da meditação, da criatividade, da receptividade ao estudo. São produzidasfreqüentemente por crianças e artistas ( 5 a 7 ciclos por segundo).
DELTA: São as ondas do sono. São amplas e lentas (1 a 3 ciclos por segundo).
 
Cada um de nós, durante as 24 h do dia passa naturalmente por estes estados. Mas não exatamente quando e como desejamos. A experiência nos mostrou que atravéz da yoga, da meditação, poderíamos atingir este ou aquele tipo de onda à nossa vontade. Oproblema seria a dedicação e o treinamento que seriam necessários para se obter sucesso.
 Se conseguirmos sincronizar as ondas dos dois hemisférios cerebrais, o esquerdo (racional, intelectual) e o direito (intuição, sensibilidade, criatividade) obteremos um melhor equilíbrio e um sentimento de bem estar para o indivíduo.
 

PESQUISAS SOBRE O SINTETIZADOR DE ONDAS CEREBRAIS 
Ficou bemestabelecido que esses aparelhos podem produzir, com rapidez, estados de relaxamento profundo e aumentar a sugestionabilidade, a receptividade a novas informações e ampliar o acesso ao material do subconsciente. Novos estudos sobre os efeitos desses aparelhos estão sendo desenvolvidos no mundo e os resultados preliminares sugerem que as máquinas podem ser benéficas no tratamento de dores de cabeça deenxaqueca, alívio da dor, aumento da função imunológica e muito mais. Segue um sumário de alguns dos estudos mais interessantes realizados na última década. 
Num estado preliminar de 1980, sobre uma das máquinas de luz e som, o Dr. Thomas Budzynski, pertencente, então, à clínica da "Behavioral Medicine Associates" (Associação de Medicina Comportamental), em Denver, descobriu que os "resultadosiam de estados sonolentos, semelhantes aos hipnóticos (com o uso da freqüência theta), a imagens vividas, semelhantes às holográficas. As vezes, imagens da infância são recuperadas". Isso levou o Dr. Thomas Budzynski a falar do aparelho como "Facilitador da hipnose" e um "Facilitador da Recuperação do Inconsciente", que poderia ter valor terapêutico, uma vez que o aparelho parecia "permitir ao...
tracking img