O profissional de secretariado executivo como assessor de recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO COMO ASSESSOR DE RECURSOS HUMANOS


Anderson de Lima, Éder Campos Groxiko, Leandro Alwin Wolf, (Acadêmicos do 2° ano de Secretariado Executivo), Marlete Beatriz Maçaneiro, (Professora Orientadora), e-mail: mbeatriz@unicentro.br .


Universidade Estadual do Centro-Oeste, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de SecretariadoExecutivo, Guarapuava – PR.



Palavras-chave: Gestão de pessoas, habilidades, secretariado, empresas.




Resumo:



O setor de recursos humanos se tornou um importante departamento dentro das empresas, onde o mesmo tem um primeiro contato com as pessoas, que são as responsáveis por manter a organização em constante desenvolvimento. Visando tal importância este estudo pretende relataras características e habilidades do Secretariado Executivo que agregam para um melhor recrutamento e seleção de novos colaboradores.



1. Introdução



As empresas dependem diretamente dos funcionários para o seu sustento. Com isso entende-se que se elas possuírem profissionais capacitados, motivados e com forte espírito de equipe, possuem melhores chances de alcançar os seusobjetivos. Assim, as organizações tanto pequenas como grandes, buscam profissionais qualificados e com habilidades diferenciadas para atuar-nos mais variados setores de uma organização.
Analisando a importância da gestão pessoas em uma organização, e as praticas do secretariado executivo, pergunta-se: Como o Profissional de Secretariado Executivo pode ajudar no setor de Recursos Humanos? Umahipótese pode ser pelo fato deste profissional se destacar interligando os departamentos dentro de uma organização assim tendo um conhecimento amplo sobre ela como um todo, por este motivo ele pode estruturar melhor o departamento de Recursos Humanos.
O trabalho possui o objetivo de encaixar as práticas do Secretariado Executivo com Recursos Humanos, expondo como o profissional de Secretariadopode assessorar na área de gestão, através de entrevista e estudos especificados nas duas praticas, com o intuito de alinhar elas e mostrar os benefícios da assessoria quando trabalhadas juntas. Desta forma evidenciando a importância de ter um profissional de Secretariado Executivo assessorando o departamento de Recursos Humanos dentro das empresas.








2. Referencial Teórico



Atodo o momento o ser humano é surpreendido por uma quantidade enorme de informações, pois com o advento da internet e das novas tecnologias que surgem, o decorrer das informações se torna cada vez mais rápido e com mais qualidade. Desta forma, adaptar-se a este mundo acelerado e em constante transformação, se torna uma obrigação nas organizações e na sociedade.
Segundo Munk, (2011, p.13),“o surgimento de sociedades baseadas no saber, que têm como principal característica a transformação de informações a priori, desconexas, em conhecimento útil e utilizável”. Ou seja, entende-se que toda informação adquirida pelo ser humano ou pela sociedade é constatado um embasamento que é transformado em algo aplicável no dia a dia.
Esses conhecimentos são utilizados em determinados gruposda sociedade como nas famílias, salas de aulas, igrejas e inclusive nas empresas, onde cada um contribui com seus conhecimentos para construir um determinado grupo social visando um objetivo. Então se conceitua que as organizações são realidades sociais, formadas por vários tipos de pessoas, que trabalham para alcançar um objetivo comum. (BERGAMINI, 1988, p. 31).
Desta forma, é fundamentalque o setor de recursos humanos tenha em mãos o acesso às novas tecnologias e profissionais qualificados para gerir toda a informação que é necessária para ter um bom aproveitamento na gestão de pessoal dentro das empresas, para então conseguir alcançar seus objetivos.
“A evolução da estruturação do trabalho nas organizações modernas, incrementada pelos impactos da tecnologia, vem...
tracking img