Historico secretariado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico sobre o desenvolvimento da profissão

Segundo Natalense (1989, pg.7) “o desenvolvimento da profissão de secretariado no Brasil acompanha exatamente o desenvolvimento gerencial, revelando as características empresariais de cada década”.

Passaremos a uma breve retrospectiva sobre a evolução da profissão:
A década de 1950: Nos anos 50 a profissão era eminentemente feminina e asecretária era uma simples servente. Ao ingressar na empresa ela não encontrou qualquer modelo de mulher profissional. Assim, repetiu o modelo que conhecia, social e familiar, ou seja: da servilidade, da falta de iniciativa e poder de decisão. As suas atribuições limitavam-se a datilografia, taquigrafia, arquivo de documentos e atendimento telefônico. O homem, que já se encontrava na empresa, tampoucopossuía experiência em dividir o seu espaço com mulheres. Também replicou o comportamento que adotava em família: a mulher devia obedecer a ordens.
A década de 1960: Nos anos 60 inicia-se no Brasil a formação de gerentes, através dos vários pacotes de treinamento, importados, sobretudo dos Estados Unidos. Nota-se que na época a secretária torna-se um símbolo de status gerencial. Todo “grande”gerente possuía uma secretária, assim como salas confortáveis, motoristas, etc. É por este status que a denominação secretária é generalizada para qualquer tipo de serviço. Qualquer pessoa que atendesse ao telefone, por exemplo, era secretária. Algumas pessoas, inclusive, denominavam como “secretária do lar” as empregadas domésticas. Tais práticas resultaram em penosa desvalorização da verdadeiraprofissional que, somente há muito custo na década de 80 começa a resgatar a sua imagem de assessora organizacional. É também nos anos 60 que surge mais uma daquelas denominações infelizes – a secretária é o cartão de visita da empresa. Cartão de visita é mais um estereotipo da profissão, não tem exatamente a imagem ideal para uma profissional. Em 1969 foi criado o primeiro curso superior emsecretariado no Brasil, na Universidade Federal da Bahia.
A década de 1970: Nos anos 70 temos a primeira grande mudança na profissão. Inicia-se o treinamento para secretárias, surgem as associações de classe, as secretárias passam a ter formação superior e a entender o seu verdadeiro papel. Por outro lado, tem início uma formação gerencial que pratica as teorias de Peter Drucker e Alec Mackenzie, quevalorizam o papel da secretária.
A década de 1980: Nos anos 80 a profissão passa por significativas mudanças. Temos a regulamentação da profissão, o fortalecimento dos movimentos de classe, com o surgimento da Federação Nacional de Secretários e Secretárias – FENASSEC – e dos sindicatos estaduais. Tais mudanças encontram respaldo nos novos modelos gerenciais, promovidos, sobretudo, pela administraçãoparticipativa e pelas inovações tecnológicas.
Neste contexto a utilização da secretária para assessoria particular é inadequada ao novo perfil gerencial.
A década de 1990: Nos anos 90 estão em extinção as secretárias serventes. Não é a profissão de secretária que se extingue, mas a sua prática inadequada. Homens - notoriamente em número muito menor do que as mulheres - também começam atuar nestaprofissão. O perfil profissional é redimensionado e o secretário passa de simples auxiliar administrativo a empreendedor, assessor, gestor e consultor. Por causa da atuação mais
complexa, as técnicas secretarias não são mais o centro do trabalho dos secretários, mas, sim, apenas um dos seus aspectos.
O Século XXI: Hoje, o profissional Secretário Executivo tem um novo perfil: é assessor, gestor,empreendedor e consultor. Preocupa-se com o todo empresarial, com a produtividade, com os lucros da empresa; é polivalente, negociador, programador de soluções; tem domínio das técnicas secretariais; tem iniciativa; é participativo; sabe estabelecer limites; é conhecedor dos problemas do seu País e do mundo, moldando as expectativas das empresas aos objetivos a serem atingidos pelas pessoas e...
tracking img