O profissional de recursos humanos e a empregabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
POLO SANTA MARIA – RS

O profissional de Recursos Humanos e a Empregabilidade

Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Tutor Presencial: Liana Bohrer Berni
Professora: Ana Maria de Vasconcelos Silva
Grupo: Denise de Oliveira Bonet de Mello (RA: 330333)
Ana Paula Moro Hoffmann (RA: 331478)
Andréda Conceição Vargas (RA: 332308)
Jonas Peres Varaschini (RA: 330560)
Greice Peres Costa (RA: 330561)
INTRODUÇÃO

  As empresas estão inseridas em um ambiente de incertezas e de muitas pressões das partes interessadas, sendo assim, exige-se cada vez mais um desempenho global que promova a eficiência, energia, efetividade e economicidade, através de operações “limpas” e ações transparentes esocialmente responsáveis.  Neste contexto, nos últimos anos foram desenvolvidas inúmeras técnicas gerenciais direcionadas às organizações a buscarem garantir sua sobrevivência no mercado e maximizar os seus resultados financeiros. Porém, como gerar competitividade vem dia após dia tornando-se um desafio central para as empresas. Na busca da garantia de espaço no mercado globalizado, napotencialização do seu desenvolvimento, as empresas inteligentes, incansáveis na redefinição de seus valores como forma de adequá-los às necessidades mercadológicas vigentes, desenvolvem um novo comportamento voltado para o seu estabelecimento no mundo competitivo: Responsabilidade Social de Empresas, esta é a nova forma de “como fazer” adotada pelas empresas modernas. Essa tendência decorre da maiorconscientização do consumidor e conseqüente procura de produtos e práticas que gerem melhoria para o meio ambiente ou comunidade, valorizando aspectos ligados à cidadania.

Nas últimas décadas, o Brasil apresenta um crescimento econômico acentuado, no qual possuir uma mão de obra especializada e qualificada está intrinsecamente ligado à produção de bens e serviços. Porém, ao fazermos uma análisemais profunda do mercado de trabalho brasileiro, nos deparamos com uma mão de obra frágil e escassa em termos de conhecimento e qualificação profissional, um “apagão de mão de obra” em todos os setores de produção. Essa situação acaba por acarretar em uma importação de mão de obra e uma busca frenética por profissionais por capacitados.

Esta busca faz com que exista um descompasso entre oque se quer e o que o mercado oferece, ou seja, enquanto a procura por profissionais qualificados é necessária, o que se tem é uma massa de pessoas sem qualificação. Isso gera uma corrida atrás de talentos, aos quais são oferecidos salários e benefícios atrativos, e que muitas vezes, por serem precocemente introduzidos no mercado de trabalho geram um problema futuro, ou seja, a frustração destesjovens profissionais devido à imaturidade e inexperiência para o cargo ao qual foram contratados.

A solução para este problema deve ser gradativa e não paliativa, ou seja, o investimento deve ser contínuo nas áreas de formação, com estágios que oportunizem ao jovem profissional experiências no ambiente organizacional onde ele vivenciará seus primeiros desafios profissionais. Também seráavaliado e se auto-avaliará, e assim direcionará caminhos para o seu desenvolvimento. Neste pensamento, retorno os conceitos de descentralização, iniciativa, autonomia, pro atividade, senso crítico e pensamento sistêmico serão florescidos e difundidos. Deste modo, o incentivo ao espírito empreendedor deve ser priorizado, pois no Brasil há tempos vem se discutindo sobre o “apagão de profissionais”,mas apenas discussões e estudos a respeito foram feitos e poucas medidas foram tomadas.

No ambiente do mercado competitivo e com mudanças constantes as organizações necessitam de flexibilidade, resistência e agilidade para manter o foco e garantir o sucesso da organização, pois o futuro de sucesso das organizações depende da capacidade de gerenciar um conjunto diversificado de talentos que...
tracking img