O processo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Franz Kafka, em seu livro, "O Processo", narrou a história de um bancário, Joseph K., que, ao acordar, é preso por policiais sem motivos declarados: a denúncia que alguém deverá ter feito contraJoseph K. leva-o a ser detido.
Não se sabe o que fizera, por que ou por quem teria sido denunciado. Os guardas são formais e grosseiros. Riem de sua exigência de que se identifiquem e nomeiem aautoridade a que servem. E se enfadam com o pedido de que declarem o teor da acusação. Não foram incumbidos de dizê-lo. São pagos apenas para que procurem e/ou vigiem aqueles que o tribunal aponte. Mas nãoperdem tempo. Enquanto Joseph K. troca a roupa de dormir, insinuam subornos e, sem cerimônia, tomam seu café.
Funcionário de um grande banco onde exercia a função de Procurador, Joseph K. mantém um tomde superioridade no trato com os subalternos, entre os quais, por certo, inclui os grosseirões dos guardas. Quando estes pois o convocam para ser interrogado pelo inspetor, no quarto ao lado, K.acredita que tudo logo se esclarecerá. O inspetor não poderia deixar de ser alguém mais próximo de sua posição na sociedade. Engana-se. O inspetor não é menos formal ou menos grosseiro que os inferiores.Tampouco sabe mais do que eles a causa da detenção. A sua é uma lógica igualmente policial; insinua ameaças, finge conselhos, preserva a rígida hierarquia - não, não faz parte dos hábitos que osinterrogados se sentem (conforme P.46). K., cidadão consciente de seus direitos e deveres, insiste inutilmente em esclarecimentos sobre o motivo pelo qual estaria sendo levado a julgamento. O inspetorexplica a razão de os três colegas do Banco haverem sido trazidos como testemunhas: ali estavam, diz ele, para que tornassem despercebida a chegada de Joseph K. ao Banco (P.50).
Encerra-se o primeirocapítulo e Joseph K. supõe que o acidente não afetara a normalidade do dia-a-dia. Tratar-se-ia de uma destas situações intrigantes, inexplicáveis, cuja repercussão entretanto esmaece e aos poucos se...
tracking img