O problema do crack na saude publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Serviço social

o enfrentamento do problema do crack no contexto da saúde pública

Barreiras-Ba
2012

O ENFRENTAMENTO DO PROBLEMA DO CRACK NO CONTEXTO DA SAÚDE PÚBLICA

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Geral,Antropologia,Formação Social,Política e Econômica doBrasil,Fundamentos Históricos,Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I.

Prof. Lisnéia Rampazzo,Giane Albiazetti,Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.

Barreiras- Ba
2012

Resumo

Durante muito tempo, acreditava-se que o maior problema de saude publica a serZenfrentado no Brasil no sec. XX e XXI, seria a disseminaçao do virus HIV, isso porque o numero de casos estava aumentando deforma gradativa entre jovens e adultos com vida sexual ativa ou ate mesmo entre os usuarios de alguns tipos de drogas injetaveis. Medidas preventivas como distribuiçao de camisinhas em locais de muita movimentaçao, foi uma das medidas adotadas. Hoje se sabe que na verdade não era esse o principal problema que tiraria o sono dos gorvenantes, e sim o crack que está se alastrando de formaassustadora por todos os municipios brasileiros fazendo vitimas por nosso territorio, inclusive daqueles que não a usam. É cada vez mais cedo que crianças e adolescentes começam a se envolver com o uso de drogas como o crack, o que trás consenquencias cada vez maiores no que diz respeito à saúde, desenvolvimento escolar e social.seu poder viciativo é cinco vezes maior se comparado com a maconha, amais popular entre os usuários. Reconhecer que a disseminaçao do crack está tomando rumos de epidemia já é um grande avanço para se enfrentar esse problema cada vez mais proximo de todas as familias brasileiras, medidas preventivas, educativas e até internativas, deve ser frenquentes para evitar que esse problema tome as rédias da sociedade em que vivemos.

Sumário

1 Introdução-------------------------------------------------------------------------------------------5
2 Desenvolvimento-----------------------------------------------------------------------------------6
2.1 Perfil do Usuário---------------------------------------------------------------------------------6
2.2Entrevistas-----------------------------------------------------------------------------------------7
3 Consideraçoes Finais-----------------------------------------------------------------------------8
4 Referências------------------------------------------------------------------------------------------9

1 Introdução


Há muito tempo atrás, década de 80 para ser mais preciso, as autoridades governamentais diziam que o vírus HIV ( AIDS) seria o maior problema de saúde pública a serenfrentado nos séculos XX e XXI, isso porque o número de casos estava crescendo assustadoramente entre jovens e adultos com vida sexual ativa.Umas das medidas adotadas na época para amenizar o problema, foi a distribuição em massa nas escola, unidade básica de saúde, hospitais e diversos outros lugares de muita movimentação, preservativos a base de látex, conhecido como camisinha, além de muitaspalestras voltadas para esse público alvo com o princípio de alertar sobre o problema.
Apesar de ainda ser um grande problema de saúde pública, ela não é mais o principal, perdeu boa parte se sua atenção para um outro problema ainda mais grave, o uso indiscriminado de drogas psicoativas sendo o crack a pior delas. Esse problema atinge principalmente crianças e jovens com idades entre 8 e 34 anosde idade que não tem como se prevenir, a não ser evitar o primeiro contado com o crack, pois ela é considerada a droga com maior poder viciativo a partir do seu primeiro contato.
A complexidade que envolve o fenômeno do uso de crack, e o fato de suas conseqüências atingirem os usuários, as famílias e a sociedade, com elevação de índices de violências, na tentativa de contribuir com políticas...
tracking img