O pensamento weberiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE MARIA MILZA
BACHARELADO EM ENFERMAGEM

ANDRIELLE DE OLIVEIRA MAGALHÃES

O PENSAMENTO WEBERIANO

O processo de transcrição dá-se durante o primeiro estágio da expressão gênica, onde um filamento complementar de RNA é orientado sinteticamente através do filamento molde do DNA. Às distinções entre organismos superiores e inferiores, e a forma de descrição da sequência denucleotídeos de um gene são pontos que devem ser enfatizados, á princípio ambos os termos foram utilizados para distinguir vertebrados de bactérias. A definição mais precisa para este fim é eucarionte e procarionte.
Os eucariontes e os procariontes possuem distinções em suas organizações celulares , a célula eucariótica típica por sua vez é geralmente maior e tem um grau de complexidade maiselevado do que a célula procariótica. Os procariontes ao contrário dos eucariontes possuem um material genético não delimitado por uma estrutura distinta e são ausentes de organelas membranares. Os eucariontes e procariontes durantes os primórdios da evolução celular certamente se divergiram. A possibilidade dos eucariontes em serem uni ou multicelulares e a inclusão de todas as formas macroscópicas devida como animais, plantas e fungos é algo relativamente importante para comprovar esta tese, pois os procariontes são geralmente unicelulares, incluem bactérias e algas cianofíceas que podem ser chamadas de maneira mais apropriada de cianobactérias.
O procarionte foi utilizado para facilitar o manuseio dos experimentos, os trabalhos pioneiros em genética molecular em sua grande maioria foifeito com a Escherichia coli, e durante alguns anos soube-se mais sobre a expressão gênica da E.coli do que a de eucariontes . Apartir do início da década de 1980 a situação começou a se modificar, pois a compreensão da expressão gênica em micróbios ercariontes foram desenvolvidas por biólogos moleculares, como a levedura Saccharomyces cerevisiae, mesmo a expressão gênica em leveduras não sendoexatamente iguais nos seres humanos, elas foram consideradas similares através de resultados obtidos que foram utilizados para o planejamento de experimentos informativos com células de mamífero.
A síntese de uma molécula de RNA é definida pela reação química implícita á transcrição. A polimerização de subunidades de ribonucleotídeo que faz com que isso ocorra. A reação química na transcriçãoque orienta a ordem de polimerização dos ribonucleotídeos individuais do RNA, isso ocorre pela modulação desta reação através da presença do molde de DNA. A enzima que catalisa a reação é chamada de RNA polimerase. A RNA polimerase de E.coli contém cinco subunidades, cada célula de E.coli possuem cerca de 7.000 moléculas de RNA polimerase. Os eucariontes são possuintes de RNA polimerases maiscomplexas que são divididos em três tipos, (RNA polimerase I, II e III) sendo que cada uma possuem grupos de genes distintos.
O processo autentico de transcrição de um gene é dividido em três fases: iniciação, alongamento e término.
Na iniciação uma RNA polimerase precisa transcrever os genes ao invés de trechos aleatórios do DNA. Por meio desta a ligação inicial da RNA polimerase ao DNA deacontecer anteriormente do gene a ser transcrito. Em todos os organismos uma considerável parte do total de DNA não é gene, por isso que são essenciais a utilização de pontos específicos de ligação que podem ser denominados promotores, que são uma sequência de nucleotídeos considerada pequena que é reconhecida por uma RNA polimerase a fim de começar a transcrição como o ponto de ligação ao DNA. Aformação de uma estrutura inicial entre a RNA polimerase e o DNA é chamada complexo promotor fechado e através da região denominada boxe - 10 onde ocorre a obstrução do pareamento de bases e a deselicoidização da dupla hélice formam o complexo promotor aberto, esta abertura é propícia e indispensável para a transcrição pelo fato das bases do filamento molde necessitarem estar expostas para...
tracking img