Raizes da sociologia e pensamentos durlheimiano e weberiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Dada a dupla revolução liberal-burguesa, ficou evidente a necessidade urgente de uma resposta racional para os problemas sociais. A Revolução Francesa marca a queda da monarquia e a Proclamação daRepublica, trazendo na bandeira da nova República Francesa os símbolos da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade). A Revolução Industrial expressa a ascensão do poder da burguesia,e trouxe também a concepção do cientificismo. Dadas as mudanças no modelo de sociedade trazidas pelas revoluções, observou-se que se fazia necessário um estudo “cientifico” (a sociologia só foiencarada como ciência com as contribuições de Durkheim com relação ao método cientifico) da sociedade, desta necessidade surgiu a Sociologia.

2. Saint-simon trouxe os primeiros conceitos sociológicos,o mesmo foi que disse ser necessário um estudo mais aprofundado e metodológico da sociedade tendo o mesmo escrito diversos livros sobre o assunto. Auguste Comte foi seguidor ideológico deSaint-simon, se classifica como um dos precursores da sociologia por ter sido ele o criador do termo “Sociologia” ale de ter dado grandes contribuições para o estudo sociológico, como por exemplo o estudo daLei dos 3 Estágios, onde ele afirma que o homem passou por 3 períodos ideológicos: Teológico, Metafísico e Positivo.

3. O positivismo defende que a única fonte verdadeira de conhecimento é oconhecimento cientifico, desta forma a única forma de comprovar que uma teoria é correta é através dos métodos científicos, abandonando as tentativas de explicação dos fenômenos por meio da teologia oumitologia.

4. Para Durkhein todo problema que atingisse a sociedade teria natureza moral, logo o capitalismo seria inocente com relação ao acontecimento das desigualdades sociais e tambémeconômicas. Ele afirma ainda que o Capitalismo estimula a solidariedade, o mesmo traria um processo de especialização do trabalho, onde os trabalhadores especializar-se-iam numa determinada área ou assunto....
tracking img