Raizes da sociologia e pensamentos durlheimiano e weberiano

781 palavras 4 páginas
1. Dada a dupla revolução liberal-burguesa, ficou evidente a necessidade urgente de uma resposta racional para os problemas sociais. A Revolução Francesa marca a queda da monarquia e a Proclamação da Republica, trazendo na bandeira da nova República Francesa os símbolos da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade). A Revolução Industrial expressa a ascensão do poder da burguesia, e trouxe também a concepção do cientificismo. Dadas as mudanças no modelo de sociedade trazidas pelas revoluções, observou-se que se fazia necessário um estudo “cientifico” (a sociologia só foi encarada como ciência com as contribuições de Durkheim com relação ao método cientifico) da sociedade, desta necessidade surgiu a Sociologia.

2. Saint-simon trouxe os primeiros conceitos sociológicos, o mesmo foi que disse ser necessário um estudo mais aprofundado e metodológico da sociedade tendo o mesmo escrito diversos livros sobre o assunto. Auguste Comte foi seguidor ideológico de Saint-simon, se classifica como um dos precursores da sociologia por ter sido ele o criador do termo “Sociologia” ale de ter dado grandes contribuições para o estudo sociológico, como por exemplo o estudo da Lei dos 3 Estágios, onde ele afirma que o homem passou por 3 períodos ideológicos: Teológico, Metafísico e Positivo.

3. O positivismo defende que a única fonte verdadeira de conhecimento é o conhecimento cientifico, desta forma a única forma de comprovar que uma teoria é correta é através dos métodos científicos, abandonando as tentativas de explicação dos fenômenos por meio da teologia ou mitologia.

4. Para Durkhein todo problema que atingisse a sociedade teria natureza moral, logo o capitalismo seria inocente com relação ao acontecimento das desigualdades sociais e também econômicas. Ele afirma ainda que o Capitalismo estimula a solidariedade, o mesmo traria um processo de especialização do trabalho, onde os trabalhadores especializar-se-iam numa determinada área ou assunto.

Relacionados