Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Max Weber é um dos fundadores da sociologia, e provavelmente o maior clássico das ciências sociais no século XX é sua obra Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva (4. ed.Editora da Universidade de Brasília, 2004, 422 p.). Este resumo se refere ao volume 1 (são dois), que oferece o sofisticado quadro conceitual weberiano em sua melhor performance, e que tem desempenhadopapel relevante no desenvolvimento do pensamento das ciências sociais contemporâneas no Brasil.
De fato, esse livro é componente imprescindível na bibliografia de qualquer curso de sociologia, como éde se esperar, porém também se faz leitura basilar em ciência política, história e economia, com um destaque ainda maior para as ciências jurídicas, campo para o qual o conteúdo dessa obra ériquíssimo. Há de se registrar que o próprio Weber foi atuante como Historiador, sociólogo, economista, jurista e político. Para o estudante e estudioso do direito, noções como “ordem econômica” e “ordemjurídica”, por exemplo, quando trabalhadas de forma didática e exemplarmente contrastadas, como Weber faz logo no primeiro capítulo da segunda parte – A economia e as ordens sociais –, são preciososconhecimentos que servirão para toda a carreira jurídica, tanto no âmbito acadêmico quanto da aplicação do direito. Outro aspecto desse ponto específico é a importância das análises econômicas, emconsonância com o direito, para a formação do profissional da área jurídica.
Cabe ressaltar, pois se encontra no título do livro, o que vem a ser a “sociologia compreensiva”, cujos fundamentos são,portanto, estabelecidos exatamente nessa obra. Para Max Weber, a sociologia é a ciência que intenta compreender interpretativamente a ação social (este que é outro conceito fundamental no pensamentoweberiano e que é distinto de fato social), visando à explicação causal de seu curso e seus efeitos. A tarefa da sociologia, diferentemente de outras ciências, principalmente as exatas e naturais, é a...
tracking img