Biorremediadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ



















BIOTECNOLOGIA APLICADA AO MEIO AMBIENTE (SÓLIDOS)






Acadêmicas: Adriana Pereira, Camila, Caroline Leal Radoski, Lígia Camargo e Naiara Valente.


Disciplina: Biotecnologia de Resíduos e Efluentes.Profº.: Arion.
























Curitiba

2009

INTRODUÇÃO



A contaminação ambiental e os problemas decorrentes dela tiveram grande reconhecimento pela população e pelos políticos em 1962 quando a preocupação com o uso indiscriminado de pesticidas foi ponto de partida de todo o movimento ambientalista no mundo.
A contaminação do solocom compostos químicos orgânicos e inorgânicos é consequência direta do mundo industrializado de hoje, principalmente da atividade industrial dos países desenvolvidos. Estes compostos propiciam a degradação das propriedades do ambiente e dos recursos naturais, bem como são causadores dos prejuízos potenciais à saúde humana. Por estas razões, há atualmente uma grande preocupação com odesenvolvimento de técnicas que visem à descontaminação ou remediação de ambientes poluídos.
A biorremediação tem sido usada há décadas como tecnologia, mas ainda é reconhecida como inovação dentro das técnicas convencionais de remediação, ocupando até o momento 20% do total de técnicas empregadas para o tratamento de ambientes contaminados. A técnica envolve de modo geral processos biotecnológicosavançados combinados com a engenharia ambiental, e tem despertado o interesse dos governos, cientistas e da indústria, devido à boa relação custo-benefício e à facilidade de implementação.
Para a indústria, a biorremediação continua evoluindo com o desenvolvimento de novas tecnologias. Em primeiro momento restringia-se a definição ao papel dos microrganismos; hoje, a partir de novos resultadosexperimentais e do desenvolvimento de novos conceitos, a fitorremediação tem se demonstrado como uma bem consolidada estratégia de remediação de compostos orgânicos e inorgânicos. Deste modo, biorremediação pode ser definida atualmente, de forma mais ampla, como a aplicação de processos biológicos à conversão, atenuação ou eliminação de contaminantes ambientais, incluindo não só os microrganismos,mas também as plantas, enzimas e a interação entre eles.
BIORREMEDIAÇÃO



Biorremediação é o bom uso de seres vivos ou seus componentes para restaurar ambientes poluídos. Geralmente são processos que empregam microrganismos ou suas enzimas para degradar compostos poluentes. Na biorremediação utilizam-se microrganismos, fungos, plantas verdes ou suas enzimas para que o ambientecontaminado retorne à sua condição original. Pode ser empregada para atacar contaminantes específicos do solo, tais como a degradação de hidrocarbonetos clorados pelas bactérias.

O processo de biorremediação se dá pelo fato de microrganismos, como as bactérias, utilizarem carbono orgânico como fonte de alimentação, convertendo os contaminantes em CO2 e H2O. A biorremediação já é usada porséculos. Por exemplo, a desalinação do solo de agricultura pela fitoextração tem uma tradição longa. É uma metodologia atrativa e confiável para o tratamento de solos e cursos d’água contaminados, considerando-se muito eficiente, além de econômica, versátil e, principalmente, por causar uma menor perturbação ao ambiente, já que é um sistema de estimulação de processos naturais de remediação. Enfim, é umaestratégia ou processo que emprega microrganismos ou suas enzimas para destoxificar contaminantes no solo ou outros ambientes. Esta consiste basicamente na transformação do contaminante a formas que não oferecem riscos de contaminação. Portanto, é fundamentada nos processos de degradação microbiana e reações químicas combinadas com processos de engenharia, criando condições para maximizar as...
tracking img