Trabalho de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE CUSTOS


Conhecer bem os valores dos recursos aplicados na empresa, ter capacidade de elaborar projeções, saber qual é o verdadeiro valor do lucro, qual é o valor exato da geração operacional de caixa, saber quais são os recursos que estão envolvidos na atividade empresarial, saber tomar uma decisão se descontinua certo produto ou lança um novo, é uma atividade de domínio depoucos profissionais.
Não importa se sua empresa é de tijolo ou de bits, você deve estar preparado para tomada de decisões rápidas, tais como: mudança de produto ou serviço; fusão; aquisição; investir em expansão do negócio; diminuir ou aumentar o ritmo do seu negócio; buscar parcerias; terceirizar; fazer uma revisão de processo; etc. Para tanto você tem que ter números à sua disposição.Então como dimensionar isto?
Para sua empresa sobreviver no mercado não basta ter um produto revolucionário, ter alguém patrocinando com capital, sua empresa estar supervalorizada na bolsa. O que realmente conta é você constatar que operacionalmente sua empresa gera valor suficiente para remunerar o capital investido. Veja bem, isto é mais que gerar lucros.
Uma das melhores maneiras deter todos os números na mão é além de ter uma boa administração empresarial você adotar um bom sistema de gestão de custos adaptado ao seu tipo de negócio

Apresento abaixo um pouco do conhecimento sobre custos e como este conhecimento pode se configurar em um modelo de negócio.

UM POUCO DE HISTÓRIA!

Poderíamos dizer a origem dos sistemas de custeios pode ter se iniciado nanecessidade do homem em contar e identificar as suas necessidades de sobrevivência.
Supõe-se que sua origem remonta a Florença, cidade que desde o século XII se distinguiu pela fabricação de tecidos. A ilustre família dos Médicis, por exemplo, que originalmente se dedicaram aos bancos, excursionaram logo na indústria têxtil, comprando lã em bruto e vendendo tecidos acabados, que eram produzidos porconfeccionadores individuais em seus próprios domicílios.
Como cada fase desta produção era realizada por diferente família, os Médicis usaram o método de registros de custos separados por processo individual.







[pic]

Empresa: QUIMPIL

PRODUTOS: TINTAS E VERNIZES


O Processo produtivo:

O processo produtivo inicia-se com a resina, cujas matérias –primas são:óleos vegetais, glicerina, anidrido fitálico, solventes (tolueno, xileno, etanol), maleico, pentaeretritol, trimetilol propano, sendo que os óleos vegetais representam 75% da composição da resina.
O calor para fabricação é transportado via tubos da caldeira a vapor ou dowtérmica para o reator onde será processado. Em seguida será diluída e envasada.
A resina que será utilizada no processode fabricação fica armazenada em containeres, tanques e em raras ocasiões ela é comprada no mercado.




Fabricação dos Incolores:

Para a fabricação dos incolores[1] são misturadas as resinas, solventes, cargas e aditivos, ou seja, é um processo mais simples que a fabricação de tintas coloridas. Abaixo o processo de fabricação das tintas (cores):
a) Moagem dos pigmentos;b) Mistura de resinas com solventes que vão para um dispersor;
c) Mistura do produto dispersado com cargas, aditivos e pigmentos.
Existem centenas de fórmulas de tintas e vernizes, que adaptam o produto a região geográfica de aplicação.
Para saber se cada produto que está sendo fabricado está no ponto certo, tem o pessoal de laboratório que a todo o momento retira uma pequenaamostra do produto para análise.
Laboratórios existentes na empresa:

a) Laboratório de Análise de Resina: é um departamento que cuida da qualidade e da fabricação de resinas;
b) Laboratório de Matéria-Prima: analisa todas as matérias-primas adquiridas pela Quimpil, considerando conforme ou não conforme as matérias-primas adquiridas no mercado;
c)Laboratório de Desenvolvimento: é o...
tracking img