O papel do secretario como lider

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHANDO EM EQUIPE: O (A) SECRETÁRI0 (A) NO PAPEL DE LÍDER

Olá cursista, hoje veremos que além de trabalhar em equipe, o que já aprendemos que é fundamental, observaremos que o (a) secretário (a) também pode exercer o papel de líder. E você verá como é fácil e prazeroso assumir esse papel. Vamos lá? Nos dias atuais muito se tem falado sobre os conceitos de líder e liderança. Ainda é objeto depesquisa se o líder é nato, ou se esta capacidade pode ser desenvolvida. É comum ouvir: - Esse garoto é um líder nato. - Esse político não tem liderança nenhuma. Mas afinal o que vem a ser liderança? O que é um líder? Você já deve estar se perguntando. Então vamos descobrir juntos essa diferença e aprender que o (a) secretário (a) também pode ser um líder.

LÍDER –

Aquele que toma as iniciativase decisões num grupo dirige e

orienta os outros membros, detém o comando.

LIDERANÇA –

Função, ação do líder – Comando, direção, hegemonia.

Fonte: LAROUSSE, Ática: Dicionário da Língua Portuguesa – Paris: Larousse/São Paulo: Ática, 2001.

As mudanças que nos ocorrem diferentes momentos da vida, sejam elas no ambiente de trabalho, em casa, etc., existem sempre altos e baixos, períodos de maiorou menor pressão. Essas mudanças no grupo é o principal fator a exigir a capacidade de adaptação do líder. As alterações que afetam o gruo exigem uma reformulação do comportamento do líder. Agora que já vimos às diferenças entre líder e liderança, que já percebemos que essas mudanças podem ocorrer no ambiente de trabalho e que devemos sempre estar alertas para que elas não afetem o papel de líderque um (a) secretário (a) pode ocupar, veremos a seguir como agir perante essa situação. Em virtude das mudanças do mundo globalizado e competitivo, o (a) secretário (a) passa a exercer suas funções gerenciais com o intuito de responder satisfatoriamente às exigências das empresas. É imprescindível que ele (a) tenha uma versão estratégica de sua função e de toda organização da empresa, para poderatuar em parceria com seu executivo e equipe, priorizando atividades, gerenciando informações, compreendendo os objetivos e metas a serem alcançados e se comprometendo com a empresa.

Sabe-se que um (a) secretário (a) não apenas cumpre as suas funções. Sua posição proporciona-lhe certa liderança e ela deverá conquistar, mediante esforço de participação, simpatia e cordialidade, cooperaçãoespontânea do grupo.

No dizer de Lee Thayer (1979, p.227),

”ordens, diretivas, pedidos, procedimentos funcionam como mensagens de mando ou controle. Visam coagir a liberdade do subordinado de exercitar seu próprio julgamento a respeito dos parâmetros de sua tarefa especificados por essas mensagens.”

O (a) novo (a) secretário (a) deve possuir habilidades gerenciais fortemente definidas: comunicaçãoassertiva, como já vem, capacidade de lidar com conflitos, como veremos, trabalhar em equipe, coordenar uma tarefa de supervisionar seus subordinados, de resolver problemas, de tomar decisões e de melhorar a qualidade e produtividade do trabalho. Existem certas empresas em que o (a) secretário (a) exerce funções de controlar certas tarefas atribuídas a funcionários que estão sob suaresponsabilidade.

”O (a) secretário (a) executivo atua hoje como multiprofissional, assumindo papéis polivalentes que permitem a ele administrar o fluxo de

informações com competência, conhecimento, criatividade, espírito empreendedor e eficácia, bem como gerenciar pessoas assertivamente, usando da inteligência emocional para enfrentar os obstáculos, resolver problemas e criar um ambiente de interação. Hoje, o(a) secretário (a) busca alcançar os objetivos e as metas se preocupando não só com a produtividade e qualidade de seu trabalho, mas também buscando desenvolver parcerias com a equipe e com os colegas por meio do seu envolvimento com assuntos corporativos e seu posicionamento na organização como facilitadora e multiprofissional.” Por Lígia Maria
Ribeiro.

Quando o (a) secretário (a) exerce o...
tracking img