O papel do escritorio de projetos na evolução organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DO ESCRITORIO DE PROJETOS NA EVOLUÇÃO ORGANIZACIONAL


Autor: Julio Cesar Stedite


Curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos PMI
Fatec Internacional de Curitiba




RESUMO

Este estudo teve o objetivo de fazer uma revisão sobre o papel do escritório de projetos na evolução organizacional, com ênfase na implementação de seus programas e portfólios. O estudo realizado secaracteriza por uma tipologia de pesquisa metodológica que apresenta instrumentos e técnicas de tratamento da realidade através da aplicação de metodologias formais no ambiente de gerenciamento de projetos. A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de literatura específica do campo de conhecimento. O resultado da pesquisa demonstrou que como fruto da instalação de Escritórios de Projetos –PMO há a melhoria do gerenciamento das atividades da empresa, pois o gerenciamento de projetos será executado através de técnicas consolidadas, de forma organizada, com a retenção sistemática das lições aprendidas, o que impacta diretamente no amadurecimento da empresa e no desenvolvimento da sua estratégia.

Palavras-chave: escritório de projetos; evolução organizacional; programas.



1INTRODUÇÃO


A implantação de Escritório de Projetos (PMO) envolve processos lógicos que permitam que os custos efetivados com a sua implantação se revertam em benefício através da melhoria dos processos e do avanço do amadurecimento organizacional em gerência de projetos, envolve ações que muitas organizações não estão preparadas para desenvolver.
Com os benefícios adquiridos de uma gestão deprojetos, a empresa encontra respaldo por uma busca contínua de conhecimentos e capacitação, para a geração e atualização de competências na implantação e manutenção de um Project Management Office (PMO).
Gerenciar projetos, então, muda a rotina diária de uma empresa, pois estanca o tormento de atrasos em projetos, definindo objetivos, delineando escopo, tarefas e coordenação com nível,prioridade e dependência.
No planejamento e execução de projetos, as métricas e critérios assumidos são as resoluções prementes das necessidades da empresa, que se traduzem em estratégias eficazes para o seu crescimento contínuo, onde todas as avaliações são focos importantíssimos.
Desta forma, este estudo tem o objetivo de fazer uma revisão de literatura sobre o escritório de projetos e a evoluçãoorganizacional, com ênfase na implementação de seus programas e portfólios.
A problemática de estudo aponta para a seguinte questão: Como a implantação de Escritórios de Projetos – PMO poderá contribuir para a melhoria do gerenciamento das atividades em uma empresa?
A hipótese de estudo aponta que, com a implantação do escritório de projetos – PMO poderá resultar em uma melhoria no gerenciamento deprojetos, pois haverá uma área específica e organizada para o gerenciamento de projetos e união entre a equipe de gerenciamento e a empresa.
As ações da empresa são definidas, basicamente, por processos formais e práticas padronizadas, das quais se exige a criação de um Escritório de Projetos (PMO) com base na dimensão da qualidade, do nível de responsabilidade dos Stakeholders, na autoridadesobre os projetos, assim como os métodos aplicados à gestão de projetos, que estejam adequados à realidade dos processos que envolvem a empresa.
Este estudo poderá contribuir para a discussão sobre a relevância da padronização a partir da criação de Escritório de Projetos que poderá favorecer o compromisso com os prazos e os custos orçados, a partir dos requerimentos do negócio e as especificaçõesestabelecidas nestes projetos.
O estudo realizado se caracteriza por uma tipologia de pesquisa metodológica que apresenta instrumentos e técnicas de tratamento da realidade no tocante às metodologias formais aplicadas no ambiente de gestão de projetos. Tendo como fonte principalmente livros e artigos científicos, a pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado. Embora...
tracking img