O novo pensamento sobre a necessidade do homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POLO RONDONOPOLIS
SERVIÇO SOCIAL

ALMIRA DE OLIVEIRA MESQUITA-
DANILLA DA SILVA RIBEIRO-
MARINILDA DA SILVA LOPES
SAMIA CONCEIÇÃO CAMPOS-
SANDRA FERREIRA -

FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL:

O novo pensamento sobre a necessidade do homem



FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL:O novo pensamento sobre a necessidade do homem2012

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO................................................................................................... 4
2 – Experiências obtidas sobre as questões abordadas .......................................... 5
3 – Quais concepções filosóficas estariam presentes nas práticas humanas atualmente, e, em especial nas práticas sociais? Que sentidosou direções elas indicam? ................................................................................................................... 6
4 – As transformações sociais do papel da mulher no século XX ........................... 7
5 – Reflexões em relação à afirmação elencada ..................................................... 8
6 – Reflexão sobre a incidência do episódio contido nanotícia no cotidiano da sociedade moderna .................................................................................................. 9
7 – As exigências das relações entre cidadania, democracia e ética ...................... 10
8 – CONCLUSÃO ..................................................................................................... 11

INTRODUÇÃO
A importância socialda filosofia é quebrar barreiras para o indivíduo através de seu esforço, alcance um estado pleno de satisfação que ocasionara um momento de felicidade, pois o conhecimento a finalidade de fazer com que ele entenda o breve momento atingido.
Há alguns aspectos importantes para o cotidiano; a importância da filosofia na prática educativa e seus fundamentos, a exploração desses aspectos nos mostrauma nova forma de conhecer o que discute e reflete na prática humana e nas diversas dimensões, bem como: política Social Existencial e Educativa esses efeitos se dão no espírito e na cultura de um povo, cabe perguntar qual é o objetivo primeiro da reflexão filosófica, vimos falando e dizendo que constitui um tipo de conhecimento que da o sentido e orienta a vida.

Todos tiveram um bomdesenvolvimento na elaboração das respostas do questionário, foi uma boa experiência, pois fazem com que cada um possa expor suas idéias, baseadas em pesquisas.
Percepção de mundo, relação do ser humano na vida social, todos esses temas faz com que possamos crescer e evoluir cada dia mais dentro do curso e perceber o quanto ele é importante. Cada um tem uma maneira diferente de pensar, mas todas asrespostas expressam o mesmo sentido sobre o tema.
As maiores dificuldades que encontramos foi a questão relacionada a questão: as condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão? Dê exemplos. Alguns tiveram dificuldades em desenvolvê-la, outros não.
As perguntas que melhores foram respondidas, foram as de percepção de mundo, e o que é o ser humano, com respostas bem criativas.

Asconcepções filosóficas que estão presentes atualmente para as épocas da história: O real e o homem; A ação humana e a educação; e O conhecimento, são as mesmas, sendo assim, a referência Dialética ou Perspectiva Histórico Social. Nessa perspectiva valoriza-se a existência pessoal e concreta do homem, e indica que o ser humano é marcado pela sua singularidade e capacidade de realização de atividades,ele não nasce pronto, daí sua capacidade de evoluir.
Todo conhecimento produzido em qualquer época, em qualquer área, traz consigo uma clara definição do homem. Toda arte, reflexão e ação do homem, traz consigo esta questão, que não pode ser abandonada sem correr o risco de perder uma grande e exclusiva atividade do homem: a capacidade de refletir sobre sua própria essência e existência.

A...
tracking img