Resenha - uma onda no ar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

INTERVENÇÃO PSICOSSOCIOLÓGICA

Nome: Janaína Galeppe da Silva

Análise do Filme: “Uma onda no ar”

RÁDIO FAVELA
Uma das emissoras comunitárias de maior visibilidade no país, a Rádio Favela, instalada em Belo Horizonte (MG), funcionou sem autorização entre 1981 e 1996, quando recebeu a outorga como emissora educativa, na freqüência 106,7 FM. A emissora alcançou grandevisibilidade em função do seu reconhecimento pela Organização das Nações Unidas (ONU), devido à realização de campanhas preventivas e educativas contra o tráfico e uso de drogas e a violência. Por causa desse reconhecimento e diante da audiência entre os ouvintes, a emissora teve a história contada no filme “Uma onda no ar”.
Hoje a Rádio Favela é mantida pelos moradores da Vila Nossa Senhora deFátima, localizada no Aglomerado da Serra, composto por 11 vilas e favelas e população estimada em cerca de 160 mil habitantes. De acordo com um dos fundadores da emissora, Nerimar Wanderley Teixeira, a emissora nasceu do desejo da população local de criar um espaço para divulgar a música e a cultura negras, denunciar a discriminação contra os moradores, dos principais problemas relacionados àviolência e às drogas e das dificuldades vivenciadas pela população, como a falta de infra-estrutura, de saneamento urbano.
A Rádio Favela pertence hoje à Fundação Educativa Cultural e Comunitária de Belo Horizonte, presidida há mais de 20 anos por Misael Avelino dos Santos, mantenedora da Associação de Comunicação Comunitária da Rádio Favela, que Todas as informações foram transmitidas porNerimar Wanderley Teixeira, em entrevista à autora, em abril de 2004. Coordenador da Rádio Favela e um dos fundadores da emissora a rádio abriga também uma escolinha de reforço para os alunos da comunidade. Quatro professores, pagos pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, se revezam na sede da emissora para darem orientação e ajuda às crianças nos estudos, nos períodos da manhã e tarde.
Areceita da Rádio Favela, segundo Teixeira, vem exclusivamente de apoio cultural. Atualmente a emissora mobiliza cerca de 50 voluntários em sua rotina de trabalhos, sendo que alguns funcionários recebem uma comissão pela publicidade divulgada. A rádio concentra especial atenção em sua programação para a prevenção de doenças, razão pela qual constantemente promove campanhas próprias preventivas,especialmente contra o câncer de próstata e de mama e vacinação.


1- Este estudo sobre as emissoras radiofônicas comunitárias brasileiras considera a força do rádio não apenas a partir do caráter dialógico, mas também pela importância do seu papel para a democratização da comunicação. Escreva um texto (até 20 linhas) relacionando os conceitos de participação social, cidadania, estratégias degestão, com os efeitos da rádio na produção da subjetividade da comunidade local. (5 Pontos)

Atualmente nosso país é democrático, onde temos o direito e dever de escolher nossos políticos e até mesmo, questionar suas decisões. Entretanto a verdadeira realidade democrática é bem diferente desse ideal de cidadania que desejamos, pois vivemos num país de exuberantes desigualdades sociais eproblemas socioeconômicos graves.
Dentro dessa reflexão, surge a Rádio favela que tem como objetivo e motivação se contrapor a qualquer outro tipo de mídia, que não representava os interesses dos moradores da favela.
Na necessidade de mudar a maneira como os moradores da favela são vistos, os amigos Jorge, Brau, Roque e Zequiel batalham para construir a rádio, mas uma Rádiodiferente, que fala do povo na linguagem do povo e luta para resolver problemas aparentemente simples da população..
Com o crescimento da Rádio e de suas idéias a população vai se identificando, e dando audiência, fortalecendo-a e dando cada vez mais espaço para suas idéias. Com maior visibilidade, a demanda social da população ganha espaço promovendo movimentos que dizem respeito à dinâmica da...
tracking img