O mundo de sofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

UNIVERSIDADE NILTON LINS

LÍNGUA PORTUGUESA

MANAUS/AM 2013

2

DESCRIÇÃO

DESCREVENDO A PERSONAGEM A DESCRIÇÃO DE PERSONAGEM: FÍSICA E PSICOLÓGICA Ao descrever um personagem, você poderá fazê-lo de duas maneiras:  Aspectos físicos – corpo, voz, roupa, andar, etc. “A pele suava daquela menina era como pêssego maduro, colhido da árvore, os olhos negros e redondos faziam par comos longos e encaracolados cabelos, e o sorriso meigo dos lábios carnudos eram um convite ao beijo”. Aspectos psicológicos – caráter, estado de espírito, comportamento, etc. “Era de uma bondade de fazer inveja, os olhos alegres brilhavam como lamparinas em, noite sem lua, a voz invadia os ouvidos como canto de flauta, se pudesse ficaria ali, prostrado a vida toda ouvindo os ensinamentos domestre.” Importante: É sempre bom, começar sua descrição de personagem retratando primeiro um aspecto de caráter geral e em seguida mesclar descrições físicas e psicológicas. Deve-se, contudo, seguir certa ordem na descrição. Se você começar a descrever uma personagem pela cabeça, por exemplo, procure descrever os cabelos, olhos, boca... sempre seguindo uma ordem lógica. Veja algumas descrições depersonagens em que se misturam os aspectos físicos e psicológicos: “Gabriele era espigada, dum moreno fechado, muito fina de corpo. Tinha as pernas e os braços muito longos e uma voz ligeiramente rouca.” ( Marques Rebelo ) “Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.” ( GracilianoRamos) “Ó minha amada! Que olhos os teus! São cais noturnos! Cheios de adeus! Trilhando luzes! Que brilham longe, longe nos breus...”

3

OS DESASTRES DE SOFIA Qualquer que tivesse sido o seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele. O professor era gordo, grande e silencioso, de ombroscontraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, com um fio de ouro encimando o nariz grosso e romano. E eu era atraída por ele. Não amor, mais atraída pelo seu silêncio e pela controlada impaciência que ele tinha em nos ensinar e que, ofendida, eu adivinhara. Passei a me comportar mal na sala. Falava muito alto, mexia com os colegas. Interrompia alição com piadinhas, até que ele dizia vermelho: - Cale-se ou expulso a senhora da sala. Ferida, triunfante, eu respondia em desafio: pode me mandar! Ele não mandava, senão estaria me obedecendo. Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para eu ser o objeto do ódio daquele homem que de certo modo eu amava. Não o amava como a mulher que eu seria um dia, amava-o como uma criança que tentadesastradamente proteger um adulto, com a cólera de quem ainda não foi covarde e vê um homem forte de ombros tão curvos. (...) (LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. São Paulo, Ática, 1977. P. 11)

RETRATO Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas;eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil. - Em que espelho ficou perdida a minha face? ( MEIRELES, Cecília. Poesia. Rio de Janeiro, Agir, 1974, p. 19)

4

Faça o seu retrato. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________...
tracking img