O mundo de sofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O livro O Mundo de Sofia foi escrito por Jostein Gaarder, um escritor nascido em oito de agosto de mil novecentos e cinqüenta e dois, grande intelectual norueguês e filho de um casal de professores. O livro foi publicado em mil novecentos e noventa e um, foi escrito originalmente em norueguês, mas traduzido para muitas outras línguas. Trata-se do romance da história da filosofia.
Suaobra mais conhecida é O Mundo de Sofia, trama que relata a história de uma menina chamada Sofia que no início passa a receber bilhetes e cartões postais de origem desconhecida e que lhe faziam perguntas sobre a existência humana. E além desses cartões postais estranhos, Sofia também passa a receber cartões postais de um major desconhecido, o que a deixa cada vez mais confusa.
Os cartões postaisque Sofia recebia lhe questionando a sua existência logo se transformam em um curso de filosofia por correspondência, e os cartões que Sofia recebia do major eram endereçados para tal de Hilde, o que confundia Sofia, pois ela se perguntava o porquê de ela estar recebendo cartões que eram endereçados para outra menina, que tinha muito em comum com ela.
A partir das dúvidas de Sofia, sobre o cursode filosofia e sobre os cartões postais endereçados a Hilde que a trama se desenvolve em uma fascinante história que envolve os leitores e acaba se tornando um guia de filosofia.

PERSONAGENS
Sofia Amundsen – Uma menina de catorze anos, cabelos pretos e compridos e olhos amendoados, curiosa e corajosa.
Mãe de Sofia – Uma mãe muito preocupada, que criou a filha praticamente sozinha por contada ausência do pai, que está sempre fora de casa e pouco aparecem na história.
Pai de Sofia – Trabalha em um navio petroleiro, por isso fica muito tempo fora de casa e não aparece na história.
Jorunn – Melhor amiga de Sofia, tem a mesma idade de Sofia e é bastante curiosa, mas grande companheira de Sofia.
Sherekan – O gato de Sofia.
Cachinhos Dourados, Chapeuzinho Vermelho e Peter – Os peixesde Sofia.
Alberto Knox – O misterioso professor de filosofia de Sofia.
Hilde – Menina de catorze anos, cuja deveria receber os cartões postais que Sofia recebia e a menina que Sofia queria saber quem era.
Albert Knag – Pai de Hilde Knag, major que enviava os cartões postais afim de que sua filha recebesse.








RESENHA
Tudo começa um pouco antes do aniversário de Sofia, numa manhãde maio, quando ela voltava da escola encontrou dois cartões em dois pequenos envelopes brancos. Esses cartões vinham com indagações que faziam Sofia refletir sobre sua vida e a origem do mundo. E além desses cartões, recebeu um cartão endereçado a uma menina chamada Hilde Knag, outra menina que também completaria quinze anos em pouco tempo, mas uma garota que Sofia não fazia idéia de quem fosse.O cartão endereçado a Hilde vinha assinado por seu pai Albert Knag, um major da ONU que estava muito longe de sua filha.
Sofia, certa que o autor das cartas se manifestaria mais uma vez não conseguia mais dar tanta atenção para sua melhor amiga Jorunn, pois resolvera não comentar nada sobre as misteriosas cartas com a amiga por enquanto. Foi direto pra casa e percebeu que iria receber taiscorrespondências freqüentemente. Descobriu que se tratava de um curso de filosofia. Mas não sabia o motivo de ela estar recebendo tudo aquilo.
Como Sofia era muito curiosa, se deixou envolver nesse tal curso de filosofia e tentar descobrir os dois enigmas que estava enfrentando.
Alberto Knox começou o curso de filosofia de Sofia explicando-a o que é filosofia, e comparando os filósofos às criançaspequenas, pois ambos ainda não se acostumaram com o mundo e não pretendem se acomodar com as coisas, de modo que sempre acham os acontecimentos maravilhosos, e procuram uma explicação para tudo.
Depois, Alberto explicou a Sofia o que eram mitos, que surgiram da necessidade que o homem tinha de explicar os fenômenos. E ainda explicou sobre os filósofos da natureza, que diziam que havia uma...
tracking img