Criminalidade atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3. Criminalidade e situação atual
3.1. Estereotipização do negro como ser criminalizado
No século XX, diversos estudos legitimavam a inclinação do negro para a criminalidade. Além de
possuir umaíndole violenta, diversos outros estereótipos atingem o negro, consequência de um etnocentrismo exacerbado. A médica legista e psiquiatra Nina Rodrigues (1862 – 1906), em seu livro Os Africanos noBrasil destaca em um único capítulo a “contaminação” psíquica ruim que o Brasil iria sofrer “acolhendo” tantos negros vindos da África, onde “A contribuição dos negros a esta espécie de criminalidade édas mais elevadas. Na sua forma, esses atos procedem, uns do estádio da sua evolução jurídica...” .
Pode-se afirmar que tal aplicação de estereótipos surge da recepção do novo paradigmacriminológico dos intelectuais da época, que estabeleceram os negros como modelo racial de compreensão do desvio. Com isso, conferia-se uma permanência de bases de um sistema de práticas nascidas do escravagismo,que entregavam as populações não-europeias ao controle social.
Durante todos esses anos o problema do negro no Brasil não tem tido o tratamento que merece. Quando se lê notícias sobre crimescometidos por negros a impressão que se tem é que estes são seres completamente estranhos a nós. Esquecendo as enormes favelas das cidades grandes cidades brasileiras e toda a desigualdade crescente dia adia que é reforçada pelo preconceito e pela estigmatização.
Torna-se importante também, ressaltar que, por mais que o Brasil tenha na pluralidade étnica uma das suas principais características, oracismo não se dá somente conforme a notável expressão, por parte de determinadas pessoas, de uma aversão ao negro, mas também na centralização social branca e consequente segregação dos negros, fato quedá consequência à criminalidade.
Estudos recentes mostram que a criminalidade não é um privilégio negro, mas sim sua punição, visto que a população branca parece ter um melhor contato com a...
tracking img