FATOR SOCIAL NA CRIMINALIDADE
 
A criminalidade está presente desde as primeiras civilizações, ao passo que o homem tornou-se um ser social, devendo respeitar as regras de conduta para um convívio pacífico e harmônico,houve sempre quem desrespeitasse normas estabelecidas, sendo estes vistos como criminosos e sujeitos a penalidades. Analisaremos brevemente, as mais notáveis teorias da Sociologia Criminal que surgiu em meados dos séculosXIX, em relação à contribuição da sociedade com os fatores que levam a criminalidade, logo após uma importante diferenciação entre microcriminalidade e macrocriminalidade, respectivamente, crimes comuns inerente a todasociedade com problemas de cunho social, por outro lado, crimes realizados de forma organizada, sob uma perspectiva empresarial. 
É de grande importância sobre o tema, um breve estudo sobre a Criminologia, sendo esta uma ciênciamultidisciplinar voltada ao estudo do delito e perfil do criminoso, objetivando avaliar os conflitos macrossociais existentes na sociedade, definida por Senderey apud Mirabete (2006, p. 31): “a Criminologia é um conjuntode conhecimentos que estudam os fenômenos e as causas da criminalidade, a personalidade do delinquente e sua conduta delituosa e a maneira de ressocializá-lo.” Desta feita, a grande contribuição dessa ciência reside naanálise das medidas indicadas para evitar as causas do crime, ou mesmo soluções para recuperar o criminoso. 
Salientamos a existência de uma ligação da Criminologia com o Direito Penal, nessa perspectiva Álvaro Mayrink da Costa(2005, p. 295):
 
Nos dias atuais, a Criminologia e o Direito Penal podem e devem contribuir para o desenvolvimento social, sem olvidar nem exagerar o respeito ao desenvolvimento individual. O Direito Penal, paracontribuir para o desenvolvimento social, deve reconstruir democrática e cientificamente seus mecanismos sobre a delinqüência, a realidade social normal, o delinqüente (sujeito de direito e não de objeto ao serviço de [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 02). Exemplos de fatos sociais. TrabalhosFeitos.com. Retirado 02, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Exemplos-De-Fatos-Sociais/594905.html

MLA

"Exemplos de fatos sociais" TrabalhosFeitos.com. 02 2013. 2013. 02 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Exemplos-De-Fatos-Sociais/594905.html>.

MLA 7

"Exemplos de fatos sociais." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 02 2013. Web. 02 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Exemplos-De-Fatos-Sociais/594905.html>.

CHICAGO

"Exemplos de fatos sociais." TrabalhosFeitos.com. 02, 2013. Acessado 02, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Exemplos-De-Fatos-Sociais/594905.html.