Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Autores:

Jean Jorge Ocampos
Maria Luiza Rosendo Sampaio Neta

RELATÓRIO DE RESUMO GERAL
DA CONSTRUÇÃO DO
MUSEU GUGGENHUEIM

Maceió-Alagoas
10/03/

Autores:

Jean Jorge Ocampos
Maria Luiza Rosendo Sampaio Neta

RELATÓRIO DE RESUMO GERAL
DA CONSTRUÇÃO DO
MUSEU GUGGENHUEIM

Maceió-Alagoas
10/03/2013
ÍNDICE:

* 1.0 - INTRODUÇÃO
* 2.0 - LOCAL DO EVENTO
* 3.0 -PERÍODOS DE EXECUÇÃO
* 4.0 - TÍTULO
* 5.0 - OBJETIVO
* 6.0 - DESENVOLVIMENTO
* 7.0 - CONCLUSÕES FINAIS
* 8.0 - FONTES/BIBLIOGRAFIAS

1.0 – INTRODUÇÃO:

Os engenheiros de maneira geral introduzem todo o conhecimento técnico e prático nas elaborações e construções de grandes obras no mundo a fora e tem um toque especial ao se deparar com a realidade de uma megaconstrução, além de seus contornos extravagantes o profissional da engenharia ainda tende a desvendar alguns paradigmas de como levantar toneladas e toneladas de concretos sem que a estrutura seja abalada e/ou como manter essa estrutura em pé ou operando de uma maneira em que ela não venha a oferecer nenhuma fragilidade e nem venha a oferecer riscos a integridade física das pessoas que irão conviver e atémesmo trabalhar nesses ambientes.
O engenheiro tem um papel fundamental de responsabilidade técnica direta e indireta por uma grande estrutura como a que vamos citar neste relatório, pois, além do grande conhecimento matemático e físico o profissional deve saber o que acontece dentro de cada curva, de cada vão e de cada matéria prima a ser utilizado em uma grande construção controlando além daparte técnica a matéria prima ideal que possa entrar em seu orçamento afim de poder concluir a obra sem estourar o seu orçamento designado ao projeto.

2.0 – LOCAL DO EVENTO:

O Evento ocorreu em Bilbau ou Bilbao que é uma típica e pacata cidade da comunidade autônoma do País Basco na Espanha capital da província e histórico da Biscaia, o município tem 41,3Km² de área e na última pesquisa feitaem 2012 tinha 351.629 habitantes.
A cidade que se encontra num processo de revitalização estética, social e econômica, cujo símbolo se pode considerar o Museu Guggenheim Bilbao, um edifício vanguardista da autoria de Frank Gehry.

3.0 – PERÍODO DA EXECUÇÃO:

Sua construção se iniciou em 1992, sendo concluídos cinco anos mais tarde. Duas equipes, uma em Bilbau e outra em Los Angeles,trabalharam conjuntamente na elaboração do projeto.

4.0 – TÍTULO:
Relatório Técnico de Resumo Geral da Construção do “Museu Guggenheim”

5.0 – OBJETIVO:
Este relatório tem o objetivo de gerar um resumo técnico e simplificado a fim de juntar em um único relatório as principais informações técnicas e a metodologia inédita implantada no projeto de construção de uma grande obra que além dosdestaques obtidas no mundo da engenharia teve também o seu reconhecimento internacional pelas ousadas técnicas utilizadas durante a sua execução, destacando a implantação de novas ferramentas e de softwares criadas e adequadas especialmente para se adaptarem a complexidade do projeto criado pelo arquiteto canadense naturalizado norte-americano Frank Gehry que misturava ousadias e técnicas decurvamentos nada convencionais.
Os problemas e as soluções encontradas através de técnicas simples e sofisticadas como os escaneamentos em 3D das maquetes recriadas através dessas informações precisas e micrométricas.

6.0 – DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento de todo o escopo do projeto surgiu baseado em problemas e soluções conforme tabela abaixo:
Nº | PROBLEMAS ENCONTRADOS | SOLUÇÕES CRIADAS|
1º | As paredes deveriam ser pouco espessas para se obter mais espaços internos | Foram criadas espessuras finas com o esqueleto de aço, mas, a solução principal foi o desenvolvimento de paredes com duplas curvaturas que além de serem mais resistentes também o dariam maiores espaços internos por se obterem paredes de menores espessuras. |
2º | Dificuldade em gerar plantas por conta da...
tracking img