O milagre de anne sullivan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA NOVA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

A natureza sempre foi negligenciada, deixada em segundo plano, já estamos “sentindo na pele” as conseqüências. Ela é viva e nós dependemos dela. Segundo Darwin “ohomem é fruto da natureza”. É uma questão de sobrevivência do ser humano a preservação da mesma.

Três problemáticas ambientais se destacaram neste início de século, na escala global:
1. Acrescente escassez de água potável;
2. A enorme importância da biodiversidade (animais em extinção);
3. O aquecimento global e as mudanças climáticas.

A crescente carência não se deve a nenhumesgotamento e sim ao mau uso. A água potável na maioria não é tratada isso é um grande problema nos países pobres. A solução seria a dessalinização, captação das águas das chuvas, reaproveitamento (apóstratamento), da água já usada.

A biodiversidade é vital para a conservação dos ecossistemas e de toda a biosfera. Ao mesmo tempo, fonte de renda (patentes, novos remédios e substâncias).Também é um recurso mal distribuído e o mesmo ocorre com o potencial tecnológico. Deveria haver uma maior participação do Estado, com fiscalização, investimentos, com novas leis e punido severamente os quea prejudicam.

O aquecimento por sua vez, reflete na natureza como sistema (encadeamento dos elementos) e é um problema científico, econômico e político-diplomático. O capitalismo só visa odesenvolvimento industrial, menosprezando a questão ambiental. Tentaram amenizar a situação criando o protocolo de Kioto de 1997, que só entrou em vigor em 2004, onde os países deveriam reduzir em5,2% suas emissões de gases do efeito-estufa, especialmente o CO2 no período de 2008 a 2012. Em suma, o tratado está ultrapassado e os resultados foram insignificantes. Os problemas do protocolo éque muitos países que poluem ficaram de fora, por serem considerados não desenvolvidos. Os EUA, o segundo maior poluidor, recusaram-se a assinar. Segundo os cientistas, essa redução de 5,2% é...
tracking img