Teoria dos jogos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
A Teoria dos Jogos é utilizada e situações análogas aos jogos de pôquer e xadrez, onde dois ou mais agentes interagem e interferem no cenário de acordo com suas ações e formas deimpacto nas ações dos demais agentes. Na Ciência Econômica tradicional, assumia-se a racionalidade maximizadora (de utilidade) do indivíduo, levando-o a tomar a decisão que mais o recompensasse, de acordocom suas preferências particulares. A Teoria dos Jogos trouxe uma visão diferente da economia, que demonstra a forma que as decisões que outros agentes afetam a recompensa de determinado indivíduo,trabalhando desta maneira com a complexidade da racionalidade dos indivíduos como um grupo dentro de um cenário.

1 – INTRODUÇÂO

A Teoria dos Jogos é um conceito de interpretação deestratégias em situações onde os agentes econômicos tomam decisões de forma a afetarem a decisão dos demais agentes. Conceito bastante difundido no meio matemático foi difundido e utilizado paraproblemas econômicos a partir da publicação do Theory of Game and Economic Behavior, publicada em 1944 por John Von Neuman e Oskar Morgenstern, desde então sendo bastante difundida nas ciências aplicadas paraa resolução de problemas que envolvam o conjunto de decisões de vários agentes e a interferência das mesmas entre si.
Para uma melhor compreensão por parte do leitor, a seguir será exposto doDilema do Prisioneiro, exemplo clássico e simplificado da Teoria dos Jogos em uso prático.
“Dois cúmplices são interrogados separadamente pela polícia. Apesar de serem considerados culpados deum crime grave (digamos, um latrocínio), a polícia não possui provas suficientes para indiciar qualquer dos dois. Têm, porém, provas para indiciá-los por um crime menor (porte de armas). Asalternativas à disposição dos suspeitos A e B são: confessar [estratégia (1)], ou não confessar o crime mais grave [estratégia (2)]. Separados, não podem comunicar-se. Os resultados de tal estratégia são os...
tracking img