O ludico na educacao infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O lúdico na educação infantil
Aprender brincando

Catiane oliveira pantoja
Profª tutora externa:Leíva Rodrigues de Sousa
Centro universitário Leonardo da Vinci-uniasselvi
Licenciatura em pedagogia (ped9811)-pratica educativa-mod.V
22/11/2011

Resumo

A ludicidade faz parte do mundo da criança, pois estão presente nahumanidade desde o seu inicio. Este trabalho vem mostrar que trabalhar ludicamente não estará abandonando a seriedade e importância dos conteúdos apresentados as crianças. Pois as atividades lúdicas são importantes para o desenvolvimento dos conhecimentos, possibilitando melhor percepção da imaginação da fantasia e dos sentidos. Através das atividades lúdicas a criança passa a perceber e aceitar o outroestabelecendo relações sociais, construindo conhecimentos e desenvolvendo-se integralmente. O brincar e com certeza um dos meios pelo qual o ser humano explora uma variedade de novas experiências e diversas situações onde e de fundamental analisar o papel do educador neste processo lúdico.


Palavras- chave: brincar; educação infantil; criança escola, professor.



1. IntroduçãoEste trabalho tem como objetivo a importância de se trabalhar a ludicidade na educação infantil que e um instrumento indispensável na aprendizagem e desenvolvimento da criança e que não e apenas um mero passa tempo, mas sim objeto de grande valor. E no brincar que a criança usa a sua imaginação e é no criar que se brinca com as imagens, símbolos e signos, fazendo uso do próprio potencial, nodecorrer deste trabalho abordarei sobre o lúdico e seu conceito, e em seguida o lúdico como recurso pedagógico e assim por diante.

2. O LÚDICO – E SEU CONCEITO


Lúdico é qualquer atividade que executamos e nos da prazer, que tenhamos espontaneidade em executá-la. Quando fazemos porque queremos, por interesse pessoal. Isto se refere tanto à criança quanto para o adulto, e ai que começamos aperceber a possibilidade, a facilidade de se aprender, quando estamos brincando, pois na atividade lúdica como na vida há um grande número de fins definidos e parciais, que são importantes e sérios, porque consegui-los é necessária ao sucesso e, conseqüentemente, essencial a satisfação que o ser humano procura, a satisfação oculta, neste caso seria o de aprender. A recreação (lúdico) é umaocorrência de todos os tempos, é parte integrante da vida de todo o ser humano, mas também é um problema que surge e deve ser estudado e orientado como um dos aspectos fundamentais da estrutura social. Se pesquisarmos sobre as manifestações da vida humana através dos tempos, encontramos jogos e danças fazendo parte integrante de cerimônias guerreiras, religiosas, cívicas e afetivas. A vida das criançasno lar era uma oficina e centro de recreio e muitas vezes víamos envolvidos na mesma atividade jovens crianças e adultos.



3. O LUDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL


Grande parte das crianças brasileiras enfrenta um cotidiano adverso que conduz muito cedo ao trabalho infantil. O grande desafio na educação e conhecer o jeito particular de cada criança, pois a criança e antes de tudo umser que gosta, e deseja brincar. O jogo e um dos artifícios que a própria natureza encontrou para levar a criança a desenvolver uma atividade em seu meio físico e mental, no entanto o brincar e uma atividade fundamental para o desenvolvimento da entidade e autonomia. a criança se comunica desde cedo com gestos, sons e mais tarde representando um determinado papel dentro de uma brincadeira seutilizando a imaginação. Com o brincar a criança passa a desenvolver importantes capacidades como: atenção imaginação, criatividade, observação memorização, imitação e ainda a capacidade de socialização, através da interação e da utilização de regras através de atividades lúdicas pelo faz de conta e da imaginação que a criança reproduz situações de seu cotidiano, mostrando estas experiências passadas...
tracking img