O legado do papa bento xvi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Ainda enquanto teólogo e prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, impôs silêncio ao ex-frade menor Genézio Boff. O Papa Bento XVI, na época (1985) ainda Cardeal Ratzinger, merece serlembrado só por essa ação corajosa, enfrentando o establishment  teológico mundial, rompendo o silêncio imposto aos católicos comuns pelo controle midiático da religião.
2. Fundou a Revista Communio,expoente do grupo de teologia preocupado com o retorno às fontes teológicas (Ressourcement). Teoricamente, a revista representou mais uma trincheira na resistência às teorias teológicas submetidas àsleituras socialistas da teologia. A revista está ativa até hoje.
3. O uso de paramentos antigos, realizado por Bento XVI, quer ser um sinal externo da preponderância da oração. Reclamam que o PapaBento retomou práticas antigas, com rigores rubricastes. Por exemplo, reclamam da tiara que recebeu de leigos búlgaros; ou do retorno de múleos, ou do camauro, objetos antigos utilizados tanto nas celebraçõeslitúrgicas como no cotidiano do Pontífice. Mas o que causou espanto a alguns foi a lembrança expressa de Bento XVI de que a Missa Antiga, a Missa Tridentina, não foi abolida.
4. Se a uns escandalizoua volta de temas antigos, a outros escandalizou o uso de tecnologias. Bento XVI foi o primeiro Papa a utilizar um iPod e a ter uma conta própria no twitter. Um Papa que é de todos não pode furtar-sedo dever de comunicar-se com todos, inclusive por meio de tecnologias recentes: esse também é um legado de Bento XVI.
5. Enfrentou com coragem a questão homossexual na Igreja. É emocionante ler aentrevista que o Papa Bento deu a Peter Seewald, quando trata dos abusos sexuais perpetrados por sacerdotes católicos. O Papalamenta os sonhos e vidas machucados. E não baixa a guarda: exige que não seaceitem homossexuais ou pessoas com tendências homossexuais no seminário, já que se comprovou – no caso americano – que a maioria dos abusadores de crianças era homossexual ou apresentava tendência...
tracking img