O papa francisco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTUDO DIRIGIDO:
O acadêmico deve fazer leitura criteriosa do texto: ESPECIAL - “COMO UM RAIO DIVINO” – da revista VEJA/ / Edição 2309 – 20/02/2013: p. 74 a 89.http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

O trabalho será divido em três partes: responda as QUESTÕES em letra times 12, espaçamento entrelinhas de 1,5 cm, margens esquerda e superior de 3 cm edireita e inferior de 2 cm..
Ao final do texto você deve obrigatoriamente apresentar as fontes utilizadas de pesquisa.
Carga horária da atividade: 8 horas.

As questões abaixo devem ser respondidas tendo como base o texto da revista VEJA – pagina: 74 a 89.

1ª PARTE: referente a p.74 a 81

a) 1. Aponte a partir da reportagem as questões que diferenciaram o papado de João Paulo II e Bento XVI.(mínimo 10 linhas).
b) 2. Apresente as três razões da amargura de bento XVI, de acordo com o texto. (mínimo 10 linhas).
c) 3. Aponte a rede de intrigas do Vaticano (mínimo 15 linhas).
d) 4. Segundo a reportagem qual seria o perfil ideal para o novo Pontífice. (mínimo 10 linhas).

2ª. PARTE: referente a p.82 e 83.
a) - Explique a experiência brasileira como o país que possui o maior númerode católicos do mundo. O que fala Dom Odilo Scherer (mínimo 20 linhas).

3ª. PARTE: referente a p.84 e 89.
b) A) Explique o mapa do conclave (mínimo 10 linhas).
a)  Faça um resumo de “a lição vem do rebanho”, sobre os casos de abuso sexual nos Estados Unidos (mínimo 20 linhas).

1 – a diferença na condução do papado entre João Paulo II e Bento XVI aparece apenas de forma implícita nareportagem. Veja caracteriza Bento XVI como filósofo. Se sua marca principal é esta, ela seria rara ou não seria um aspecto fundamental do pontificado anterior. Menciona seus livros destinados a difusão da fé e ao esclarecimento do público católico, afirmando que este é seu principal legado para a Igreja: “Dono de uma cultura vasta, que vai muito além da teologia, ele é capaz de ser didático sobre temasespinhosos”. Mas não lembra que esse empenho de Ratzinger vinha de antes de sua eleição como Papa. Se Bento XVI foi um Papa filósofo, o que foi João Paulo? Também implicitamente Veja indica que foi um Papa amado mas que não se aprofundava no estudo do campo teórico, e nem pretendia levar isso ao rebanho católico. Mais do que qualquer coisa, João Paulo II aparece como um “místico”, nas palavras deVeja. Oposto à razão teológica, ao comedimento e as ações detalhadamente medidas e pensadas de Bento XVI. João Paulo, portanto, é o Papa da ação rápida e dramática, como a tentativa de abençoar a multidão na Praça de São Pedro dias antes de morrer. Além disso, diferem as condições do fim do pontificado dos dois. João Paulo teria sido “um dos últimos” Papas a poder usar a tiara até seu último dia devida. Para Veja, ser Papa até a morte é coisa do passado. A Igreja já não pode ficar sem uma liderança por tempo indeterminado de forma parcial (como as limitações de locomoção) quanto permanente (invalidez e derrame, por exemplo). Os cardeais já teriam se dado conta desse problema do mundo da medicina moderna na medida em que uma ala encabeçada pelo papável cardeal Timothy Dolan pede uma idadepara a aposentadoria do Papa. A renúncia de Bento XVI teria dado início a esse novo ciclo no funcionamento do papado, apesar das divergências teóricas e teológicas. Por fim, apresenta uma característica negativa do papado de Bento XVI – as tensões com o Islam. Veja afirma que a causa desse conflito foi uma frase descontextualizada. Mas por ser uma característica dos anos de Bento, contrastariam,consequentemente mas não explicitamente, com o papado firmemente ecumênico de João Paulo II.
2 – as razões seriam de três ordens: a relutância de instituições da Igreja em dar caça à sacerdotes pedófilos e corruptos, as acusações de lavagem de dinheiro através do Banco do Vaticano e a oposição da burocracia da Cúria do Vaticano que controla essas instituições administrativas e religiosas. Veja...
tracking img