O jogo e abrincadeira como instrumento de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O JOGO E A BRINCADEIRA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO ENTRE O BRINCAR E A CONSCIÊNCIA DA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO.

Mirella ClericiResumo:
Com as constantes mudanças na educação e os muitos movimentos dos educadores em busca de formação para contribuir com uma educação holística, contemplando todas as características humanas ea grande importância dada à ludicidade, aos jogos e brincadeiras; faz-se necessário um estudo sobre o papel do professor no momento de significação do brincar em sala de aula, uma vez que na transiçãoda educação infantil para o ensino fundamental há uma divisão entre o quê é brincar e o quê é aprender, dando-se mais ênfase ao aprender. O questionamento que este artigo traz é: podemos aprendertudo brincando? Até que ponto é interessante mostrar desde cedo às nossas crianças que na verdade, aquela brincadeira é instrumento para aquisição de um conhecimento científico?

Palavras-chave:Educação. Lúdico. Jogos e brincadeiras. Aprendizagem formal. Conhecimento científico. Valorização do conhecimento. Ensinar brincando.


Introdução
A importância do brincar para o desenvolvimentopsicomotor.


Mas afinal, brincamos de quê?

Ainda não está muito claro na cabeça de uma criança de educação infantil a diferenças ou semelhanças entre brincar e aprender, um exemplo que utilizo aqui,é pesquisa feita em Vitória (ES) com o intuito de verificar a adequação de currículos por projeto, porém, nos atentaremos apenas à fala da criança, para podermos trazer ao contexto do brincar xaprender:
Autora: _O que você gosta de fazer na escola?
Marcelo: _Eu gosto de brincar, de desenhar.
Raissa: _Eu brinco de carrinho, lá fora, no pátio de areia, jogo bola.
Autora: _O que vocês aprendemaqui?
Marcelo: _Escrever, eu sei escrever o meu nome todinho.

“As crianças, quando ouvidas, nos falam o que mais gostam de fazer na escola, que é brincar e desenhar. Para elas, estar na escola...
tracking img