Os jogos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quanto ao professor utiliza um jogo educativi em sala de aula, de modo coercitivo, não oportuniza aos alunos liberdade e controle interno. Predomina, neste caso, o ensino, a direção do professor .
Segundo Christie ( 1991b,p.5), os indicadoresmais uteis e relativamente confiaveis do jogo infantil podem ser encontrados nas quatro primeiras caracteristicas, a não literalidade, o efeito possitivo,a reflibilidade e a finalidade em si . Para auxiliar pesquisadores na tarefa de descriminar se os professores concebem atividades escolares como jogo ou trabalho, os dois ultimos são os mais indicados. Se a atividade não for de livre escolha e seu desenvol-vimento não depender da propria criança, não se terá jogo, mas trabalho. Já existem estudos no Brasil, como o de Costa (1991), que demostramque as crianças concebem como jogo somente as atividades iniciadas e mantidas por elas.
Para Fromberg (1987,p.36), o jogo infantil inclui as caracteristicas: simbolismo: representa a realidade e atitudes ; significação:permite relacionar ou expressar experiencias ; atividade; a criança faz coisas; voluntario ou intrinsecamente motivado : incorporar motivos e interesses ;regrado : sugeito a regrasimplicitasou explicitas; e episodico: metas desenvolvidas espontaneamente.
Em conferência proferida em 21 de setembro de 1994, na Faculdade de E ducação da USP, o filosofo e antropologico Brougére acentuou que o jogo inclui uma reflexao de segundo grau (a natureza simbólica), as regras, a incerteza dos resultados,a futildade (sem conse- quência) e a motivação interna.
Em sintese exetuandojogos de animais0, os autores assinalam osntos comuns como elementos que interligam a grande familia dos jogos:
1. liberdade de ação do jogador ou o carater voluntario, de motivacao interna e episodica da ação ludica; prazer (ou desprazer), futilidade, o "não sério" ou o efeito positivo;
2. regras (implicitas ou explicitas);
3. relevancia do processo de brincar ( o carater improdutivo),incerteza de resultados ;
4. nao literalidade, reflexão de segundo grau, representaçaõ da realidade, imaginação;
5. contextualização no tempo e no espaço.

São tais caracteristicas que permitem identificar fenômenos que pertencem a grandefamilia dos jogos.
Após distinções iniciais entre jogo, briquedo e brincadeira e a analise das caracteristicas comuns aos jogos,pretende-se avançar nos multiplossentidos que oe jogo assume na educação.

As relações entre o jogo infantil e a educação; paradigmas
Antes da revolução romantica, três concepções estabeleciam as relações entre o jogo infantil e a educação: (1) recreação ; (2) uso do jogo para favorecer o ensino de conteudos escolares ; e (3) diagnosticos da personalidade infantil e recursos para ajustar o ensino ás necessidades infantis.
Ojogo visto como recreação, desde a antiguidade greco- romana, aparececomo relaxamento necessário a atividades que exigem esforço fisico, intelectual e escolar (Aristoteles, Tomás de Aquino, Sêneca, Sócrates). Por longo tempo, o jogo infantil fica ilimitado á recreação.
Durante a Idade Media, o jogo foi considerado ''não sério", por sua associação ao jogo de azar, bastante diulgado na época.
Ojogo serviu paradivulgar principios de moral, ética e conteudos de historia, geografiae outros, a partir do Renascimento, operiodo de " compulsão lúdica". O Renascimento vê a bricadeira como conduta livre que favorece o desenvolvimento da inteligencia e facilita o estudo. Ao atender necessidades infantis, o jogo infantil torna-se forma adequada para a aprendizagem dos conteudos escolares.Assim,para se contrapor aos preocessos verbalista de ensino, a palmatoria virgente, o pedagogo deveria dar forma ludica aos conteudos. Quintlilano, Erasmo, Rabelais, Basedow comungam dessa perspectiva.
Na classe obra, Gargântua e Pantagruel, Rabelais (s.d.) fala do jogo, utilizando personagens da época para desenvolver a trama de suas historias. O autores satiriza os sofistas da época, mostrando a...
tracking img