500 Anos de lutas sociais no brasil: movimentos sociais, ong, s e terceiro setor. maria da gloria gohn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade:Leão Sampaio
Curso: Serviço Social
Professora:Naedja Barroso
Disciplina:Classes e moviemntos sociais

500 anos de lutas sociais no Brasil: Movimentos Sociais, ONG,s e terceiro setor.Maria Da Gloria Gohn

EQUIPE:Andréia Karinne
Isabelly Macêdo
Nathalya Ferreira
Raquel Pinheiro

MOVIMENTO SOCIAL:

Na atual conjuntura conceituar moviemnto social é muitocomplexo,todavia,existem inumeros estudos a cerca da temática,porém, o que podemoa afirmar é que no mundo globalizado temos duas perspectivas divergentes:uma culturalista articulada aos miviemntos sociais e a outraclassista ligada as classes socias.

A EMERGENCIA DE NOVAS FORMAS DE ASSOCIATIVISMO E O TERCEIRO SETOR NOS ANOS 90:

A natureza do terceiro setor foi construida nos ultimos anos a partir detransformações no campo das ONG,s, dos movimentos sociais e das associações filantrópicas e comunitária.As novas ONG,s do terceiro setor não tem perfil ideologico definido,falam em nome de um pluralismo.

AMUDANÇA NO CARÁTER DAS REDES: DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA AS REDES LOCAIS. AS NOVAS RELAÇÕES COM O ESTADO
Na década de 90 O que passou a predominar são programas desenvolvidos com agênciasfinanciadoras internacionais apartir de acordos e empréstimos feitos ao governo brasileiro.

TERCEIRO SETOR E MOVIMENTOS SOCIAIS
O terceiro setor estrutura-se basicamente a partir de organizaçõesinstitucionalizadas e articula-se com alguns tipos de movimentos sociais, de caratér mais propositivo e menos reinvindicativos.

CULTURA POLITICA E ASSOCIATIVISMO NO TERCEIRO SETOR:
Cultura politicaé o conjunto de atitudes,normas e crenças mais ou menos partilhada pelos membros de uma determinada unidade social, é importante pela possibilidade que esta oferece para explicar a ação política dosindividuos como seres politicos. Sobre o novo associativismo do terceiro setor, sabe-se que muitas entidades tem relações com as empresas cidadãs e grandes corporações que lhes patrocinam subsídios...
tracking img