O Instituto Ronald McDonald

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
O Instituto Ronald McDonald
Missão:
Promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer.

No Brasil, o câncer é a 1ª causa de morte por doença na faixa etária de 5 a 19 anos. No entanto, se há 30 anos a chance de cura era de 15%, atualmente passa de 65%, podendo chegar a 85% em alguns casos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Fundado em 8 de abril de1999, o Instituto Ronald McDonald possui foco na luta contra o câncer infantojuvenil, ação diretamente vinculada à garantia do direito à vida e à dignidade da pessoa humana, e tem como objetivo contribuir para aumentar o índice de cura da doença.

O Instituto Ronald McDonald identifica as demandas prioritárias no combate ao câncer infantojuvenil e desenvolve Programas que propiciem o diagnósticoprecoce, encaminhamento adequado e tratamento de qualidade para as crianças e adolescentes com câncer do Brasil.

Para o desenvolvimento de seus Programas – Casas Ronald McDonald, Espaço da Família, Diagnóstico Precoce e Atenção Integral, o Instituto conta com o apoio da comunidade científica e de voluntários sociais, ambos representados em seus Conselhos. E para implantação dos Programas em âmbitonacional, o Instituto trabalha com a articulação de uma rede de instituições parceiras que atuam pela mesma causa nas diversas regiões geográficas brasileiras. 

Os recursos captados pelo Instituto são destinados aos projetos apresentados por estas instituições e através do efetivo acompanhamento, com relatórios técnicos, financeiros e auditorias, o Instituto assegura transparência ecredibilidade aos investidores, bem como aos demais segmentos da sociedade.

Sistema Ronald McDonald House Charities
O sistema global Ronald McDonald House Charities (RMHC) foi fundado em 1984, em memória do fundador do McDonald’s, Ray Kroc, com a missão de propiciar o bem-estar e saúde às crianças e adolescentes de todo mundo. No Brasil, o Instituto Ronald McDonald é a representação desse sistema, que reúne51 países e já destinou mais de US$ 600 milhões. Apenas em 2008, cerca de US$ 124 milhões foram arrecadados em benefício de 3,7 milhões de crianças e adolescentes do mundo inteiro.

O sistema RMHC tem como foco três programas centrais: Programa Casa Ronald McDonald, Family Room e Care Mobile.






Programa Diagnóstico Precoce - Identificando o Problema
Considerando a importância do diagnósticoprecoce no cenário do câncer em crianças e adolescentes, o Instituto Ronald McDonald criou o Programa Diagnóstico Precoce. O Programa visa contribuir para a diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas do câncer e o diagnóstico em um serviço especializado, aumentando sensivelmente a expectativa de cura do câncer infantojuvenil.
A iniciativa, idealizada em 2005 pelo Comitê deProjetos do Instituto Ronald McDonald em parceria com o INCA, viabiliza a execução de projetos de capacitação de profissionais da Estratégia Saúde da Família. Os profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, dentre outros, são capacitados para que possam suspeitar e encaminhar adequadamente para hospitais de referência potenciais casos de câncer em crianças eadolescentes.
O Programa Diagnóstico Precoce também tem como objetivo estimular a estruturação da rede de atenção oncológica nas regiões onde é implantado, através de análise da situação local, articulação com o gestor SUS e oficinas que problematizam casos reais em sala de aula com as equipes da Estratégia Saúde da Família.
O desenvolvimento do Programa conta com parcerias essenciais:
Instituto Nacional deCâncer - INCA
Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica - SOBOPE
Conselho Científico do Instituto Ronald McDonald
Confederação Nacional das Instituições de Apoio a Crianças com Câncer – CONIACC
Programa Atenção Integral
O Programa Atenção Integral visa elevar as taxas de cura dos pequenos pacientes com câncer, por meio do apoio a diversas ações e da progressiva articulação de serviços...
tracking img