Estudo de caso: mcdonalds

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Identificação e Descrição da Empresa:
A Corporação McDonald’s é uma das maiores cadeias de restaurantes fast food do mundo, servindo aproximadamente 64 milhões de clientes diariamente. McDonald’s representa um das cinco marcas mais popular do mundo e só na Itália há cerca de 400 restaurantes espalhados pelo país. A empresa foi fundada em 1955 nos Estados Unidos (Illinois) por Richard e MauriceMcDonald, atualmente existem 32.550 lojas espalhadas em 120 países e só no Brasil há 600 lojas. Aproximadamente 80% dos restaurantes são comandados por franqueados independentes que seguem os conceitos de trabalho estabelecidos pelo Sistema McDonald’s, o que assegura o alto padrão de qualidade de produtos e serviços da rede. O McDonald’s é o maior comprador de carne bovina, carne de porco, batatase maçãs dos Estados Unidos. A marca da empresa está avaliada em US$ 33.578 bilhões, ocupando a posição de número 6 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 108 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano) de 2010. Além disso, a empresa opera outras marcas de restaurantes e lanchonetes ao redor do mundo como aAroma Café, Boston Market, Chipotle Mexican Grill, e tem uma pequena parte na Pret a Manger. O modelo de negócio da McDonald's Corporation é um pouco diferente da maioria das outras cadeias de fast-food. Além das taxas normais de franquia, recursos, e porcentagem das vendas, McDonald's também recebe aluguel, parcialmente ligado às vendas. Como uma condição do acordo de franquia, a corporação édona da propriedade nas quais a maioria das franquias se instala.

Titulo da Ação:
McDia Feliz
Política e Prática Empreendida:
O McDia Feliz é o principal evento comunitário do McDonald’s no Brasil e a maior campanha do país no combate ao câncer infanto-juvenil. O evento é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, que mantém um cadastro de 138 instituições de apoio no combate ao câncerinfanto-juvenil. Em parceria com o McDonald's, o IRM escolhe os projetos que serão beneficiados e coordena o repasse dos valores arrecadados. O McDia Feliz ocorre sempre em um sábado, dia de maior movimento nos restaurantes McDonald’s. Neste dia, todo o dinheiro obtido com a venda de sanduíches Big Mac (exceto impostos) – além de materiais promocionais, como camisetas, chaveiros, bonés etc. – érevertido para instituições participantes em cada cidade. A campanha envolve a venda do produto carro-chefe do McDonald’s, durante um dia inteiro, no qual são vendidos, em média, 30% mais sanduíches Big Mac que em um dia "normal". Para isso, a empresa aloca recursos previamente, ao longo do ano, para viabilização da campanha e do valor doado. Nos dois últimos anos, os valores alocados atingiram cerca deR$ 14 milhões. Realizado simultaneamente em todos os restaurantes McDonald’s, o McDia Feliz envolve todo o Sistema McDonald´s: funcionários, franqueados, fornecedores e clientes e tem como objetivos: contribuir para o aumento do índice de cura do câncer infanto-juvenil; despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para uma realidade que atinge crianças e adolescentes em todo o Brasil;captar recursos e concentrar esforços para a realização de projetos prioritários de combate ao câncer infanto-juvenil, de grande benefício social em nível local, regional e nacional.


CASO 1: McDia Feliz: 16 anos de luta contra o câncer infanto-juvenil no Brasil
McDonald’s Corporation

Descrição: O McDia Feliz é o principal evento comunitário do McDonald’s no Brasil e a maior campanha dopaís no combate ao câncer infanto-juvenil. O evento é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, que mantém um cadastro de 138 instituições de apoio no combate ao câncer infanto-juvenil. Em parceria com o McDonald's, o IRM escolhe os projetos que serão beneficiados e coordena o repasse dos valores arrecadados.

O McDia Feliz ocorre sempre em um sábado, dia de maior movimento nos restaurantes...
tracking img