O impacto da conquista europeus e povo indígenas o choque de "humanidades"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tópico De História

Caldas novas, Goiás.

Colégio Estadual Nivo Das Neves, Caldas novas – Goiás.
20 de março de 2013.

Laura Maria Gueiros De Moraes E Souza

Trabalho de progressão.

O Impacto da Conquista
Europeus e Povo Indígenas
O choque de "humanidades"

INTRODUÇÃO.
De 1500 a 1530 a economia brasileira gravitou em torno do pau-brasil. Após 1530, declinando o comércio com asÍndias, a Coroa portuguesa decidiu-se pela colonização do Brasil. Nossa vida econômica, política e social foi organizada em função dos interesses, necessidades e decisões de Portugal. A administração colonial foi efetuada inicialmente por meio do sistema de capitanias hereditárias. Com o seu fracasso, foram instituídos os governos-gerais.
A colonização ocorreu no período inicial do capitalismo,denominado capitalismo comercial ou mercantilismo. O colonialismo aceleraria o processo de acumulação do capital.

O Impacto da Conquista
Europeus e Povo Indígenas
O choque de "humanidades"

Como vimos, nos séculos XV e XVI, empreendeu-se a expansão maítumo-comercial europeia.
Muitos povos da América e de outros continentes foram conquistados e colonizados pelos grupos sociais europeus queconduziam essa expansão.
Na América, o contato entre europeus e indígenas teve profundo impacto para ambos.
Representou, segundo o historiador Sérgio Buaque , o confronto de duas humanidades diversas, tão heterogêneas, (...) que não deixa de impor-se entre elas uma intolerância mortal.
A chegada da esquadra de Colombo á América, em 1492, teve grande impacto tanto entre os indígenas quanto entre oseuropeus.
Mais recentemente, os historiadores têm analisando a questão sob outros pontos de vista, ressaltando o impacto da presença dos europeus na destruição dos modos de vida e na dizimação dos povos que viviam na América. Desse ângulo, a questão não é colocada como “descobrimento”, mas como invasão e conquista.
Esse é o ponto de vista do historiador Tzvean Todorov: o encontro entre o Velhoe o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo particular : é uma guerra uma conquista .
Descobrimento ou conquista? Essa discordância terminológica tem raízes antigas já em 1556, havia determinações do rei da Espanha proibindo o uso da palavra conquista e propondo não a utilização do termo de descobrimento. Não se trata, contudo, de mera preferência de palavras. Oconceito de descobrimento, na maioria das vezes, relaciona-se á exaltação das ações dos europeus, ignorando os processos históricos que aconteciam no continente americano. Entretanto a América não era um mundo a ser criado ou á espera de seu descobridor-já fora "descobertas" e habitada e milhares de anos antes da chegada dos europeus
A conquista dos indígenas pelos europeus
Antes da chegada doseuropeus, havia no continente americano mais de três mil nações indígenas. Apesar de Colombo ter chamado de "índios" os habitantes da América na época da conquista, por trás desse nome genérico encontrava-se sociedades e culturas diferentes.
Os aruaques, jês e tupis guaranis (do atual Brasil),os caraíbas (das atuais Antilhas ), os patagônios e araucanos (do sul do continente) e os iroqueses esioux ( da América do norte)praticavam a caça a pesca e a coleta , alem d e dominarem técnicas agrícolas.utilizavam utensílios e instrumentos de pedra e madeira e ,mais raramente de metal.deslocavam-se periodicamente em busca de re3cursos necessário á sua sobrevivência e organizavam-se em grupos ligados por parentescos
Outros povos como, os maias os astecas e os incas, desenvolveram sociedades comtécnicas agrícolas mais elaborada e um governo centralizado (com exceção dos maias que se organizaram em cidades-estados);criaram sistemas próprias de escritas( excetos os incas) e tinham conhecimento sobre a arquitetura, matemática e astronomia.
Violência física
As armas dos conquistadores europeus eram superiores á dos povos indígenas da América. Essa superioridade verificou-se no uso da...
tracking img