twigfuwgrwu

1231 palavras 5 páginas
O Impacto da Conquista
Europeus e Povo Indígenas
O choque de "humanidades"

Como vimos , nos séculos XV e XVI, empreendeu-se a expansão maítumo-comercial européia .
Muitos povos da América e de outros continentes foram conquistados e colonizados pelo grupos sociais europeus que conduziam essa expansão .
Na América, o contato entre europeu e indígenas teve profundo impacto para ambos.
Representou, segundo o históriador Sérgio Buaque , o confronto de duas humanidades diversas, tão heterogêneas, (...) que não deixa de impor-se entre elas uma intolerância mortal .
A chegada da esquadra de Colombo á América, em 1492, teve grande impacto tanto entre os indígenas quanto entre os europeus .
Mais recentemente, os historiadores têm analisando a questão sob outros pontos de vista, ressaltando o impacto da presença dos europeus na destruição dos modos de vida e na dizimação dos povos que viviam na América . Desse ângulo, a questão não é colocada como " descobrimento " , mas como invasão e conquista .
Esse é o ponto de vista do historiador Tzvean Todorov: o encontro entre o Velho e o Novo Mundo , que a descoberta de Colombo tornou possivel , é de um tipo particular : é uma guerra uma conquista .
Descobrimento ou conquista? Essa discordância terminológica tem raízes antigas já em 1556, havia determinações do rei da Espanha proibindo o uso da palavra conquista e propondo não a utilização do termo de descobrimento. Não se trata, contudo, de mera preferência de palavras. O conceito de descobrimento, na maioria das vezes, relaciona-se á exaltação das ações dos europeus, ignorando os processos históricos que aconteciam no continente americano. Entretanto a América não era um mundo a ser criado ou á espera de seu descobridor-já fora "descobertas" e habitada e milhares de anos antes da chegada dos europeus
A conquista dos indígenas pelos europeus
Antes da chegada dos europeus, havia no continente americano mais de três mil nações indígenas. Apesar de Colombo ter chamado

Relacionados