John white webster

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
John White Webster
John White Webster nasceu em Boston, no seio de uma das famílias da tradicionais da Nova Inglaterra, ligada aos fundadores da cidade e com profundas raízes entre os pilgrims puritanos. O seu avô tinha feito fortuna como comerciante na cidade de Boston e o seu pai, Redford Webster, era um abastado negociante e proprietário de uma das principais farmácias da cidade. A sua mãe,Hannah (White) Webster, pertencia a uma das principais família da cidade, os Leverett. A família pertencia à congregação Unitariana da cidade, tendo como pastor o reputado reverendo Francis Parkman, ele também ligado às principais famílias da Nova Inglaterra. A família contava entre os seus amigos os principais políticos e intelectuais da época, entre os quais Robert Gould Shaw e diversosgovernadores de Massachusetts e presidentes da câmara de Boston.
Destinado a seguir as tradições familiares, John White Webster teve uma infância e juventude privilegiada, embora o seu pai nunca lhe tivesse concedido uma mesada adequada, o que depois o próprio alegou como sendo a fonte da sua inabilidade em lidar com matérias financeiras. Depois de terminar os seus estudos preparatórios, ingressou noHarvard College no qual se formou em 1811.
Decidiu então seguir uma carreira em medicina, ingressando no Harvard Medical College, no qual se formou em 1815. Como era tradição ao tempo, foi completar os seus estudos médicos na Europa, partindo para Londres, cidade onde estudou e estagiou no afamado Guy’s Hospital. Naquele hospital permaneceu cerca de dois anos (1815-1817) praticando como cirurgiãoestagiário e como assistente de alguns médicos afamados. Durante a sua estadia em Londres desenvolveu o gosto pela Química e pela Mineralogia e Geologia, ciências que aprofundou e em que se tornou proficiente, lendo as principais obras publicadas sobre a matéria e contactando alguns dos mais eminentes geólogos britânicos da época.
Aparentemente atraído pelo seu interesse pela Geologia, aproveitou aligação marítima existente entre Londres e a ilha de São Miguel, nos Açores, resultado do intenso comércio de importação de laranjas açorianas para Inglaterra, e partiu para aquela ilha, onde chegou nos princípios de 1817.
Fixou-se então na cidade de Ponta Delgada, onde existia uma razoável comunidade inglesa e norte-americana, dedicando-se a estudos geológicos e à prática da medicina, exercendofunções de médico da comunidade de língua inglesa existente na ilha. O seu interesse pela geologia levou-o a travar relações de amizade com Thomas Hickling, um grande comerciante de laranja e vice-cônsul dos Estados Unidos da América na ilha, tornando-se visitante assíduo da sua casa.
Esta relação levou a que John Webster casasse a 16 de Maio de 1818 com Harriet Fredrica Hickling, uma das filhasde Thomas Hickling. Pouco depois o casal abandonou a ilha de São Miguel e foi viver para Boston, onde John Webster planeava desenvolver uma carreira como médico.
Durante a sua permanência nos Açores, John Webster escreveu uma excelente monografia sobre a geologia da ilha de São Miguel, a primeira obra a fazer uma abordagem científica à geologia dos Açores, a qual publicaria em Boston, no ano de1821, com o título de A Description of the Island of St. Michael. A sua obra permanece actual e foi durante mais de um século o melhor trabalho existente sobre a geologia dos Açores.
Em Boston não teve o sucesso que esperava. Iniciou o seu trabalho como médico no consultório de um colega já com créditos firmados, mas não conseguiu conquistar clientela. Esta situação levou a que procurasse outrasolução para a carreira que ambicionava, até porque a situação financeira da família estava em rápida deterioração: os negócios do seu pai não corriam de feição e os rendimentos que obtinha estavam muito longe das aspirações da esposa e da sua família. Resolveu então capitalizar os seus conhecimentos de química e geologia, obtendo em 1824, através da intervenção de George Parkman, irmão do pastor...
tracking img