Finura do cimento portland

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.OBJETIVO 5
2.FUNDAMENTOS TEÓRICOS 6
3.EQUIPAMENTOS 7
4.PROCEDIMENTO 8
4.1.Peneiramento 8
4.2.Etapa intermediária 8
4.3.Transferência do resíduo 9
5.PROCEDIMENTO MECÂNICO 10
5.1. Aparelhagem 10
5.1.1.Peneirador aerodinâmico 10
5.1.2.Peneira 10
5.1.3.Martelo de acrílico 10
5.1.4.Peneiramento 10
6.DADOS COLETADOS 11
7.CÁLCULOS 12
8.CONCLUSÃO 13
9.REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 141. OBJETIVO
Para poder-se atingir os objetivos desta experiência é necessário utilizar uma peneira 75 um, número 200, vidro relógio, ou recipiente que receberá a porção de cimento portland para as medições junto a uma balança eletrônica. A medição deve ser feita com base no exercício de peneirar os grãos do cimento, onde será determinada a porcentagem em massa, de cimento cujas dimensões de grãossão superior a 75 µm (fração retida).

2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Estudo dos métodos de medição e comprovação da norma técnica Peneiras para ensaio com telas de tecido metálico.


3. EQUIPAMENTOS
- Balança com resolução de 0,01 g
- Conjunto de peneiramento
- Dois pincéis. Um de tamanho médio, provido de cerdas de náilon ou naturais com largura de 30 m a 35 m. O outro, de tamanho pequeno,provido de cerdas naturais com diâmetro de 5 m a 6 m. O corte das cerdas até uma altura de aproximadamente 30 m torna o pincel mais rígido, favorecendo a remoção das partículas aderidas à tela da peneira.
- Cronômetro com resolução de 1 s.
- Vidro-relógio com diâmetro aproximado de 100 m
- Peneira de 75 µm número 200;
- Cimento Portland;

Figura

4. PROCEDIMENTO
4.1. Peneiramento
Apeneira deve estar seca, limpa e encaixada no fundo. Colocar (50 ± 0,05) g (M) de cimento sobre a tela da peneira. O operador deve segurar o conjunto com as duas mãos e imprimir-lhe um movimento suave de vaivém horizontal com os pulsos, de maneira que o cimento se espalhe sobre a superfície da tela. Deve-se evitar qualquer perda de material. Peneirar até que os grãos mais finos passem quase quetotalmente pelas malhas da tela, o que geralmente ocorre no intervalo entre 3 min e 5 min.
4.2. Etapa intermediária
Tampar a peneira, retirar o fundo e dar golpes suaves no rebordo exterior do caixilho com o bastão para desprender as partículas aderidas à tela e ao caixilho da peneira. Limpar com o auxílio do pincel médio toda a superfície inferior da tela da peneira encaixando-a no fundo após a limpezadeste com a flanela. Retirar a tampa e continuar o peneiramento com suaves movimentos de vaivém horizontais, durante 15 min a 20 min, girando o conjunto e limpando a tela com o pincel médio a intervalos regulares. Nesta operação, o material deve movimentar-se de maneira que fique uniformemente espalhado sobre toda a superfície da tela. No final do período, colocar a tampa e limpar a tela e ofundo como indicado anteriormente. O material passante deve ser desprezado.
Colocar a tampa e o fundo na peneira, segurar o conjunto com as duas mãos e, mantendo-o ligeiramente inclinado, imprimir-lhe movimentos rápidos de vaivém durante 60 s, girando o conjunto de mais ou menos 60º a cada 10 s. Completado esse período, limpar a tela da peneira com auxílio do pincel médio, recolhendo todo o materiale transferindo-o para o fundo. Juntar todo o material do fundo (passante), recolhendo todos os grãos nele contidos com auxílio do pincel pequeno e passando-o para um recipiente (vidro-relógio) para ser pesado com precisão de 0,01 g (P). Se a massa do material passante for superior a 0,05 g, desprezá-la. Repetir esta etapa do ensaio até que a massa de cimento que passa durante um minuto depeneiramento contínuo seja inferior a 0,05 g (0,1% da massa inicial).

4.3. Transferência do resíduo
O cimento retido na peneira deve ser transferido para um recipiente (vidro-relógio) a fim de ser pesado, tomando-se o cuidado de limpar com o pincel médio ambos os lados da tela para garantir a remoção e tomada de todo o material retido pela peneira. A pesagem desse resíduo (R) deve ser feita com...
tracking img