Sintese-aprendizagem motora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APRENDIZAGEM MOTORA
ATIVIDADE 1
Nome: Ivo Ricardo de Sá

Síntese: Pesquisa na área de comportamento motor: Modelos teóricos, métodos de investigação, instrumentos de análise, desafios, tendências e perspectivas.

Historicamente o comportamento motor é estudado a mais de um século, no Brasil tem uma trajetória que começa na década de 1980 com o retorno de pesquisadores que foram seespecializar no exterior, nestas três ultimas décadas o crescimento nesta área teve um expressivo desenvolvimento, com dissertações, teses e produção cientifica e com a formatação de um veiculo próprio de publicação.
Este artigo tem como foco apresentar um panorama geral da área de CoM, tentando contribuir para a construção de uma base de conhecimentos. Sendo constituída por três áreas de investigação oCoM conta com pesquisadores de diferentes formações implantando uma equipe multidisciplinar na área de Aprendizagem motor (AM), Controle motor (CM) e Desenvolvimento motor (DM).
Os mecanismos responsáveis pela produção de movimentos têm sido abordados pelo CM e a AM, as mudanças que ocorrem no comportamento motor de um indivíduo é objetivo de investigação do (DM) ressaltando que os três camposde investigação estão profundamente inter-relacionados.
O CoM pode ser estudado de maneira microscópica ou macroscópico permitindo uma visão mais abrangente do fenômeno estudado. Já os estudos realizados no AM e DM têm sido analisados de maneira comportamental, gerando um conhecimento que contribui em todas as áreas de intervenção profissional que atua na recuperação e melhoria da qualidade demovimentos apresentando procedimentos de intervenção mais eficaz e direto.

MODESLOS TEORICOS
Tendo duas perspequitivas diferentes chamadas por Meijer e Roth (1988), Perspectiva dos sistemas motores (teoria motora) e perspectivas dos sistemas de ação (teoria de ação), a teoria motora da ênfase ao SNC no controle dos movimentos, a segunda atribui mais importância ás informações especificas peloambiente, as duas tentando explicar como são aprendidos e executados os movimentos bem coordenados e organizados espacial e temporalmente, diferenciando pela importância atribuída ao tipo de informações mais utilizado no controle de movimentos, proveniente de componentes centrais ou do meio Ambiente.

TEORIA MOTORA
Aplicada ao comportamento motor como forma representativa surge noséculo XX, relatando que o movimento é controlado de forma TOP- DOW ou prescritiva, onde o SNC utiliza os músculos na realização dos movimentos utilizando uma representação padrão encontrados no cérebro (GLENCROSS; WHITING; ABERNETHY, 1994), processando informações, este estudo aborda quando aplicado ao estudo de comportamento humano originou teorias motoras de controle e aprendizagem, destacando ade ADMS (1971) e SCHMIT (1975). Marteniuk (1976) propôs um modelo de desempenho humana a partir da aplicação dessa abordagem teórica no estudo do comportamento motor, identificando cinco mecanismos responsáveis pela execução do movimento, onde os órgãos dos sentidos transformam diferentes estímulos em impulsos nervosos, organizando de forma hierárquica (do geral para o especifico) e seqüencial(ordem correta) os componentes do plano motor, detectando as diferenças entre o seu desempenho real e esperado podendo modificar se necessário o movimento na hora de sua execução, denomina-se essa redução de erro de Aprendizagem Motora.
Referindo-se a estrutura de memória o programa motor define como forma de representação seqüencial dos componentes que são fundamentais na execução dehabilidades motoras, quando é adquirida torna-se armazenada no sistema de memória podendo ser executada sem correção constante, denominada por KEELE (1968, P 387) de Programa Motor. Desempenhando um papel fundamental na área de COM no estudo da natureza de representações cognitivas da sequencia de movimentos executados para atingir ações diferenciadas a meta, sendo vista como uma representação central...
tracking img