O grande massacre de gatos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DARNTON, Robert. O Grande Massacre de Gatos e Outros Episódios da história cultural Francesa. Rio de Janeiro: Global, 1988. 363 pág.

ROBERT DARNTON
Possui graduação em história pela Universidade de Harvard (1960) e Ph.D. em história pela Universidade de Oxford (1964), teve uma breve passagem como repórter do The New York Times (1964-1965) e foipresidente da American Historical Association em 1999. Robert Darnton é um pioneiro no campo da história do livro. Atualmente está escrevendo sobre a publicação eletrônica e é fundador do programa e-Gutemberg, patrocinado pela Mellon Foundation.
Os Trabalhadores se Revoltam: O Grande Massacre de Gatos na Rua Saint-Séverin é um ensaio que faz parte da obra O grande Massacre de Gatos e outrosepisódios da história cultural francesa, nela, Robert Darnton reúne vários ensaios literários que mostram e analisam as maneiras de pensar na França do século XVIII. Este em especial faz parte do título da obra, e é pesquisando documentos do Antigo Regime, que Robert Darnton mostra através da narrativa que o operário francês Nicolas Contat fez na gráfica, na Rua Saint-Séverin durante seu estágio no fimda década de 1730.
Através da narrativa de Contat, Robert Darnton analisa o tratamento que os patrões ou burgueses davam aos gatos e o tratamento que davam aos seus operários da gráfica na Rua Saint-Séverin. A narrativa de Contat tem um destaque especial quando ele descreve o massacre dos gatos. Os operários percebem a vida difícil que levam, tanto em questão de moradia, quantoalimentação a maus tratos dos patrões. Os gatos eram melhores tratados do que eles, então para resolver este estado desigual, fizeram uma brincadeira imitando os gatos para acordarem seus patrões. Após esta brincadeira, os patrões achavam que estavam sendo enfeitiçados, diante disso pediram que os aprendizes se livrassem dos gatos poupando somente la grise que era a gata preferida da esposa do patrão.Alegremente, os aprendizes puseram-se a trabalhar, ajudados pelos assalariados. E armados com cabos de vassoura, barras de impressora e outros instrumentos de seu ofício, foram atrás de todos os gatos que conseguiram encontrar, a começar por la grise. Partiram-lhe a espinha com uma barra de ferro e a mataram. Enquanto isso os assalariados perseguiam os outros gatos dandocacetadas em todos que estavam ao alcance deles e prendendo em sacos. Com todo o pessoal da oficina reunido em torno, encenaram um fingido julgamento, com guardas, um confessor e um executor público. Feito a base de gargalhadas, consideraram os gatos culpados. Essas brincadeiras foram reencenadas pelo menos vinte vezes, durante os dias subseqüentes, quando os tipógrafos queriam provocar alguma hilaridaderepentina.

Onde está o humor, num grupo de homens adultos se divertindo enquanto um adolescente reencena a matança ritual de um animal indefeso? A questão é entender a distância que nos separa dos operários da Europa pré-industrial. Ao tentar penetrar em uma cultura estranha, se está ao mesmo tempo fazendo uma investigação, uma piada, um provérbio, uma cerimônia-particularmentesignificativa para os operários da França do século XVIII permite tentar decifrá-las. Entender a brincadeira do grande massacre de gatos pode possibilitar o “entendimento” de um ingrediente fundamental da cultura artesanal, nos tempos do Antigo Regime.

A primeira explicação da história contada por Contat, provavelmente ocorreria à maioria dos leitores uma visão do massacre de gatoscomo uma taque indireto ao patrão e sua mulher. Os historiadores tendem a tratar a tratar a era da fabricação artesanal como um período poético, antes do início da industrialização. Alguns até descrevem o pessoal da oficina como uma espécie de família ampliada, na qual patrão e empregados faziam a mesmas tarefas, comiam à mesma mesa e, algumas vezes, dormiam debaixo do mesmo teto. Será que...
tracking img