O gerente minuto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O GERENTE MINUTO

Este livro fala de um jovem que andava a procura de um gerente eficaz. A busca levou-o a lugares distantes do mundo.
Conversou com inúmeros gerentes e conheceu todos os tipos de escritórios. Começava a conhecer as maneiras como pessoas chefiavam pessoas. Conheceu gerentes durões, cujas empresas venciam, enquanto os empregados perdiam. Alguns superiores desses homensjulgavam-nos bons gerentes, enquanto os seus subordinados pensavam o contrário.
Todas as vezes que o jovem encontrava com esses durões, fazia-lhes uma pergunta.
- Que tipo de gerente o senhor diz que é?
As respostas variavam muito pouco, pois diziam ser um gerente autocrático, realista e orientado para o lucro. Notando em sua voz orgulho e interesse por resultados.
Conheceu também muitos gerentesbonzinhos, cuja situação era ao contrário, apesar das respostas serem quase as mesmas, pois a única coisa que mudava era que esses gerentes eram humanos. Mas sentiam-se perturbados.
O jovem achava que esses dois tipos de gerentes eram apenas parcialmente eficazes. Mas o jovem não desistiu, pois sabia exatamente o que procurava.
Ao ouvir falar de um gerente muito especial o jovem ficou curioso emsaber se disporia a compartilhar com ele seus segredos. Ele telefonou para a secretaria desse gerente, solicitando uma entrevista e imediatamente a secretaria pôs o jovem em contato com ele. Para surpresa do jovem o gerente o tratou muito bem ao telefone e disse que poderia ir ao seu escritório a qualquer hora da semana exceto as quartas-feiras pela manhã.
O jovem resolveu ir visitá-lo. Ao entrar nasala do gerente, o jovem foi recebido com um sorriso e convidado a se sentar. Iniciaram uma longa conversa na qual o jovem estava interessado em saber como o gerente gerenciava pessoas fazendo-lhe varias perguntas do tipo:- se ele mantinha reuniões regulares com seus subordinados, como gerenciava as pessoas e o que é que o senhor faz nas reuniões.
O gerente então respondeu que era um gerentecordial, mantinha reuniões toda quarta-feira na parte da manhã com seus subordinados, disse-lhe a importância de convocar uma reunião e disse-lhe ainda que só consegue resultados através das pessoas. Preocupando-se tanto com as pessoas como com resultados, pois os dois andam de mãos juntas. O menino então perguntou o que o tornava um gerente especial. A resposta foi ser um "Gerente-Minuto". Essaresposta deixou o jovem curioso, pois nunca havia ouvido aquele termo e ao perguntar ao gerente o que era um gerente minuto, ele o recomendou a procurar alguns de seus funcionários, que seriam os ideais para responder aquela pergunta.
O jovem curioso saiu para entrevistar os funcionários subordinados aquele gerente. O primeiro seria o Senhor Trenell ao encontrar-se com ele notou que era um homem demeia-idade e muito sorridente que foi logo lhe perguntando se o seu gerente havia falado sobre ser o mesmo um Gerente-Minuto, o jovem confirmando, perguntou se era realmente verdade aquilo e com convicção o homem respondeu que sim e que raramente se encontrava com seu chefe. Espantado o jovem questionou se o gerente não auxiliava o homem em suas tarefas e o mesmo respondeu que nessas horas erarealizado pelo gerente o estabelecimento de "Objetivo-minuto", que consiste em anotar os objetivos com eficiência em não mais que uma folha de papel para que sejam lidos e entendidos em menos de um minuto, evitando assim o desperdício de tempo.
O Senhor Trenell mostra como o gerente minuto é tão eficaz em um grande e significativo exemplo. "Uma certa vez Trenell estava com um problema e resolveupedir ajuda a seu gerente, o mesmo não hesitou em ajudá-lo, ou melhor, fez com que o próprio Trenell soubesse lidar com o seu problema e ele mesmo o resolvesse, e foi isso que aconteceu, o próprio Trenell ao relatar os fatos deu as soluções para a resolução do problema, mostrando porque o gerente minuto é também um grande estimulador de pessoas".
O Senhor Trenell pediu então que o jovem fosse...
tracking img