O filme “cisne negro”, a psicologia, e a comunicação social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A história do Cisne Negro, evocada no pesadelo de Nina, constitui nuances alegóricas da estrutura psicanalítica freudiana. O ID e Superego entram em associação ao cisne branco e o cisne negro, extinguindo a possibilidade de equilíbrio no plano do Ego.
ID é o termo usado para designar uma das três instâncias apresentada na segunda tópica das obras de Freud. Possuem equivalência topográfica com oinconsciente da primeira tópica embora, no decorrer da obra de Freud, os dois conceitos: id e inconsciente apresentem sentidos diferenciados. Formado por instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes e regidos pelo princípio do prazer, que exige satisfação imediata. Essa a energia dos instintos e dos desejos em busca da realização desse princípio do prazer, é a libido que se configura nosigno do cisne negro, intenso e provocador. O id a princípio responde as necessidades do indivíduo ao nascer, ou seja, ao nascer o indivíduo está voltado para as suas necessidades básicas.
O Super-Ego (Super-eu) é a censura das pulsões que a sociedade e a cultura impõem ao id, impedindo-o de satisfazer plenamente os seus instintos e desejos. É a repressão, particularmente, a repressão sexual,como a evidente no perfil de Nina antes da metamorfose na persona de “Cisne negro”. Manifesta-se à consciência indiretamente, sob forma da moral, como um conjunto de interdições e deveres, e por meio da educação, pela produção do “eu ideal”, isto é, da pessoa moral, boa e virtuosa que conduz a característica de Cisne Branco, na suavidade e na inocência provocada pela sexualidade de aspecto virginal.Já o Ego (Eu) é o centro da consciência, é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual modificada e tornada consciente têm por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. A ausência dessamedida que provoca os colapsos de transição do Cisne Branco (Superego) para o Cisne Negro(ID).
Na história Nina é uma bailarina que acabou de ganhar o papel principal na peça “O lago dos cisnes”. A presença da mãe nos mostra que todos os desejos e sonhos deixados por ela são repassados para Nina, isso remete a essa ausência do Ego (Eu), pois todas as suas vontades são reflexos das vontades da mãe.Lili é o Super-ego o que ela deseja de ser, Lilly seria o Cisne Negro perfeito, uma mulher atraente e sem culpas, diferente das possibilidades castradas de Nina que desenvolve uma neurose e uma psicose em busca desse objetivo.
Perfil da Nina
A imagem da bailarina é exaltada pela perfeição e ingenuidade e infantilidade de Nina, garota que sempre foi reprimida pela sua mãe, a expor seus desejos.Nota-se que a busca por um treino de balé exaustivo, torna-a mecânica. Ela se aprofunda na técnica, mas não possui a naturalidade, exigida pelo seu diretor e coreógrafo. Dedica-se completamente a arte e acaba transformando a sua objeção por martírios.
Para Freud essa situação é explicada em seu livro o bem estar da cultura.
“no entanto a suave narcose em que arte nos coloca não é capaz deproduzir mais do que uma fugaz libertação das desgraças da vida e não é forte o bastante para esquecer a miséria” (FREUD)
Outra forma de analisar a imagem de Nina é a utilização constante de azul e rosa claro que representa doçura e suavidade, no primeiro momento da personagem. Essas cores remetem uma feminilidade.
Com a passagem de tempo, utilização de cores mais fortes como o preto significa oamadurecimento e transcendência para a vida adulta.
Atrelado a isso o se vocabulário se modifica. Antes era suave, sem exposição. Com a mudança de personalidade a sua prostração de voz se modifica e ela começa a se impor mais.
No relacionamento a característica principal é a isolação devido à construção do seu próprio mundo. Nina cria “redes de proteção”, pois não reprime a malicia de outros....
tracking img