Transtornos invasivos e globais do desenvolvimento humano - autismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSTORNOS INVASIVOS DO DESENVOLVIMENTO
-TID-








Prezado(a) Educador(a),

Quem foi que disse que ser professor é fácil? Trabalhar em educação é uma atividade complexa: muito estudo, dedicação, investimento, pesquisa... Imaginem compreender, reconhecer, atuar e defender o processo de inclusão, como algo natural e de direito para todo cidadão. A inclusão é um fato. Não noscabe mais discuti-la, apenas, pois, estas discussões devem se pautar no processo em que o aluno com ou sem deficiência, com transtornos globais ou invasivos do desenvolvimento, com altas habilidades-superdotação e/ou necessidades educacionais está vivenciando, o experimenta e se apropria deste mesmo processo. Só o esforço coletivo e colaborativo será capaz de garantir esse direito com dignidade.Um forte abraço,
Profª Carmem Rodrigues da Costa
Psicóloga Escolar e Educacional
Pedagoga
Especialista em Gestão de Recursos Humanos
Mestre em Engenharia de Produção
carminhacalma@gmail.com




ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS...


O termo transtorno foi utilizado pela tradução brasileira da CID-10 como “forma deevitar problemas ainda maiores inerentes ao uso de termos tais como 'doença' ou 'enfermidade'“ (CID-10, p.5). A versão oficial admite que transtorno não seja um termo preciso, entretanto, foi dada preferência a transtorno, utilizado como tradução da expressão disorder na primeira tradução oficial do DSM-IIIR (Manual para Diagnóstico e Estatística dos Distúrbios Mentais, 3a. edição, revisada daAssociação Americana de Psiquiatria, APA, 1995), por entender que teria um caráter mais apropriado. É importante, pois, perceber que a denominação transtorno assume significações diferentes nas variadas áreas da ciência brasileira. Para iniciar esse módulo optamos pela utilização do termo transtornos globais do desenvolvimento – TGD por acreditarmos que seja o que melhor expressa a temática desseobjeto de estudo.
O quadro de transtornos globais do desenvolvimento engloba o autismo clássico, a síndrome de Asperger, a síndrome de Rett e o transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação. Dentro do amplo quadro de Transtornos globais do Desenvolvimento encontra-se o autismo infantil, descrito e assim denominado por Kanner, em 1943. A condição então identificada se caracterizapela presença de prejuízos significativos nas áreas da comunicação, interação social e comportamento (Schwartzman, 2003).
Os TGD são mais comuns no sexo masculino e são acompanhados, em cerca de 70% dos casos, de graus variados de deficiência intelectual. São comuns comorbidades com inúmeras outras condições médicas e poderíamos citar, como exemplo, a síndrome do x-frágil, a síndrome fetalalcoólica, a síndrome da rubéola congênita, os prejuízos sensoriais (visuais e/ou auditivos), dentre outros.
O autismo aparece na quarta edição revisada do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), da Associação Americana de Psiquiatria (1994) como um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). Já na décima edição do Código Internacional de Doenças (CID 10), oautismo aparece no grupo dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID). Tanto o CID 10 como o DSM são manuais internacionais que possibilitam que os profissionais conversem entre si numa linguagem universal.
A expressão Transtornos Globais do Desenvolvimento se refere ao fato de que múltiplas áreas do funcionamento são afetadas, principalmente a área da interação social. Encontraremostambém para designar a fenomenologia do autismo, a terminologia Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou ainda Transtorno Abrangente do Desenvolvimento. Essas são traduções para a terminologia americana Pervasive Developmental Disorder. Para sermos fiéis à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, utilizaremos neste estudo a terminologia Transtornos Globais do...
tracking img