TRABALHANDO COM TGD NA ESCOLA DE ENSINO REGULA: Autismo e Inclusão

2751 palavras 12 páginas
Simone Aparecida Coradini
Graduada em Licenciatura Educação Física

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 3.

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO
Muitos hoje em dia já ouviram sobre o termo inclusão e se perguntaram o que é e para quem é. A inclusão escolar é de suma importante, pois, elimina as barreiras, a discriminação, dentre outras, que dificultam ou impedem o conhecimento e a aprendizagem de todos na escola.
Também é um desafio entre o ideal e o real, sendo uma luta das pessoas com deficiência e seus familiares, além dos educadores e do sistema de ensino, fazendo que haja uma transformação da nossa realidade.
Esta transformação deve ser enfocada pela escola na produção de conhecimentos e no apoio ao trabalho conjunto: melhorar a prática dos professores, fortalecer o Projeto Político Pedagógico - PPP, melhorar o vínculo entre escola, família e comunidade e criar novas oportunidades para que os alunos se expressem e aprendam.
A ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade. Como diz no art. 60 da LDB, um compromisso do poder público em ampliar o atendimento aos portadores de necessidades especiais na rede pública regular de ensino.
Segundo o Ministério da Educação do Brasil apud Organização mundial de saúde p. 159 cap.13, estima que em torno de 10% (dez por cento) da população de um país têm necessidades especiais de diversas ordens: mentais. Visuais, auditivas, físicas, múltiplas distúrbios de conduta e também superdotação ou altas habilidades. Dentre estes grupos os TGDs ou TIDs que significa Transtorno Global (Invasivo) do Desenvolvimento, inclui o grupo do autismo, a síndrome de Asperger, a síndrome de Pett, o Transtorno Degenerativo da infância e Transtorno Global do Desenvolvimento sem outras especificações.
A relevância do tema se dá pelo

Relacionados