Nenhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APRENDER: O DESAFIO RECONSTRUTIVO

Pedro Demo*
 Sumário: Pedro Demo. Aprender: o desafio reconstrutivo. Este texto apresenta a tendência vigorosa de compreender a aprendizagem como fenômeno reconstrutivo, ressaltando a pesquisa como seu ambiente próprio. Passa rapidamente por algumas teorias interdisciplinares (psicologia, biologia, física, lingüística e suas interconexões). Para ilustraresta tendência, organiza cenários do Mundo de Sofia, tomando em conta que este livro desenha, com rara precisão, a pesquisa como ambiente de aprendizagem e o papel maiêutico do professor.
  
* Pedro Demo é PhD em Sociologia pela Universidade de Saarbrücken, Alemanha e professor titular da UnB, Departamento de Serviço Social.

 Impera entre nós confusão clássica com respeito à aprendizagem,geralmente tomada como simples ensino, ou mera instrução, para não dizer treinamento. Esta banalização foi incorporada na nova LDB, realizando autêntica "salada terminológica" e denotando que ainda prevalece a expectativa de uma escola e de uma universidade preocupadas essencialmente com aulas. O mandato dos 200 dias letivos talvez seja a expressão mais explícita, porque induz a pensar que o alunoaprende escutando aulas e que a função central do professor é dar aulas.1 Embora não seja o caso de rejeitar a aula por completo, pois ela tem seu lugar supletivo, dificilmente se pode hoje mantê-la como paradigma central da aprendizagem. Um dos argumentos mais importantes poderia ser buscado no reconhecimento crescente de que a aula combina com ensino, não com educação. O ambiente adequado de educaçãoexige o diálogo de sujeitos, de cariz participativo e autoformativo, tornando-se contraproducente a relação externa, quando predominante. Certamente, em todo processo educativo existe treinamento também, porque a relação social é eivada da relação de poder e a socialização propende a valorizar comportamentos adaptativos. Mas, se quisermos criatividade, consciência crítica, cidadania de sujeitoscapazes de história própria individual e coletiva, é mister cuidar que o processo se marque principalmente pelo desafio educativo ou formativo.
Neste texto pretendemos arrolar alguns argumentos favoráveis ao desafio reconstrutivo da aprendizagem, com o objetivo de contribuir para inovações fundamentais na escola e na universidade. Entre elas conta-se a necessidade de perceber a pesquisa comoambiente da aprendizagem reconstrutiva, donde segue que esta noção de pesquisa precisa fazer parte de todo processo educativo, em qualquer nível e em qualquer fase. Sua falta faz com que educação decaia para mero ensino. A noção usual de pesquisa como sendo o processo metodológico geralmente muito sofisticado de produção de conhecimento continua valendo, mas é apenas uma das faces. Seria, assim, o casodistinguir entre um "pesquisador profissional", que vive de produzir conhecimento, e o "profissional pesquisador", que usa a pesquisa como propedêutica de seu saber pensar.
  FUNDAMENTOS DA APRENDIZAGEM RECONSTRUTIVA
 É mais conhecida a terminologia da "construção do conhecimento", por conta da obra de Piaget que leva o nome de "construtivismo". Não a adotamos aqui apenas para não insinuar quea aprendizagem reconstrutiva só poderia ser feita através das idéias de Piaget, e também para não reforçar uma certa tendência excessivamente rigorosa ou menos hermenêutica, a saber: normalmente reconstruímos conhecimento, porque partimos do que já conhecemos, aprendemos do que já está disponível na cultura; a construção do conhecimento também pode ocorrer, mas é um passo de originalidadeacentuada, dificilmente aplicável ao dia-a-dia.
Entendemos por aprendizagem reconstrutiva aquela marcada pela relação de sujeitos e que tem como fulcro principal o desafio de aprender, mais do que de ensinar, com a presença do professor na condição de orientador "maiêutico". Tem como contexto central a formação da competência humana, de cunho político, certamente instrumentada tecnicamente, mas...
tracking img