O expressionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Expressionismo

O expressionismo foi um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e início do século XX como uma reação à objetividade do impressionismo, apresentando características que ressaltavam a subjetividade. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930. O Expressionismo não se confunde com o Realismo por não estar interessado na idealização darealidade, mas em sua apreensão pelo sujeito. Tem, porém, com o movimento realista, semelhanças, como uma certa visão anti-“Romantismo” do mundo.
O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos.
Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais.
Suas origens são os desdobramentos do pós-impressionismo,principalmente através de Vincent Van Gogh, Edvard Munch e Paul Klee. Encontra ligações também com certas manifestações do art noveau e do simbolismo.
Uma das primeiras manifestações, a serem chamadas de expressionista foi a dos fauves. O expressionismo era baseado na explosão da emoção, na explosão do sentido. Utiliza a imagem visual que nos cerca para uma realidade interior. Ocorre a deformação dasimagens, devido ao sentimento interior intervir na realidade.
Existiram dois grupos, que entre todos os movimentos são os mais facilmente identificados com o expressionismo. São eles: A Ponte (Die Brücke'), em Dresden (1905-1913); e O Cavaleiro Azul (Der Blaue Reiter), em Munique (1911-1914). Os primeiros eram mais agressivos e politizados e seus principais representantes são Ernst Ludwig Kirchner eEmil Nolde. O Cavaleiro Azul era mais voltado, à espiritualidade da obra artística, e seus principais membros são Vassíli Kandínski, Paul Klee e August Macke.
Na America Latina o expressionismo manifestou-se como uma via de protesto político. No México, seus representantes mais importantes são os muralistas, como Diego Rivera.
Durante a década de 1950, o expressionismo volta a se manifestar, masagora de uma outra maneira, na obra de artistas americanos como Jackson Pollock, dentro do que ficou conhecido por expressionismo abstrato

Características

Neste movimento, a intenção do artista é de recriar o mundo e não apenas a de absorvê-lo da mesma forma que é visto. Aqui ele se opõe à objetividade da imagem, destacando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão.
Utilizando coresirreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.
Outras Características são, pesquisa no domínio psicológico; cores brilhantes, vibrantes, fundidas ou separadas; dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocandoexplosões; preferência pelo patético, trágico e sombrio; o distanciamento da figuratividade, o uso de traços e cores fortes e a imitação das artes primitivas.

Principais Artistas

Paul Gauguin (1848-1903) - Depois de passar a infância no Peru, Gauguin voltou com os pais para a França, mais precisamente para Orléans. Em 1887 entrou para a marinha e mais tarde trabalhou na bolsa de valores. Aos35 anos tomou a decisão mais importante de sua vida: dedicar-se totalmente à pintura. Começou assim uma vida de viagens e boemia, que resultou numa produção artística singular e determinante das vanguardas do século XX. Suas primeiras obras tentavam captar a simplicidade da vida no campo, algo que ele consegue com a aplicação arbitrária das cores, em oposição a qualquer naturalismo. Principaisobras: Cristo Amarelo e Jovens Taitianas com Flores de Manga.

Paul Cèzanne (1839-1906) - sua tendência foi converter os elementos naturais em figuras geométricas - como cilindros, cones e esferas - acentua-se cada vez mais, de tal forma que se torna impossível para ele recriar a realidade segundo “impressões” captadas pelos sentidos. Obras destacadas: Castelo de Médan e Madame Cézanne...
tracking img