Algoritmos gulosos e heuristicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Heurísticas

O que é?

As heurísticas ou algoritmos heurísticos foram desenvolvidos com a finalidade de se resolver problemas de elevado nível de complexidade em tempo computacional razoável. Aose pensar em um problema altamente combinatório, uma opção seria analisar todas as combinações possíveis para conhecer a melhor.

Aplicações

Métodos heurísticos geralmente se enquadram dentro dosseguintes grupos:
heurísticas de construção, tais como o método guloso, que são aquelas onde uma ou mais soluções são construídas elemento a elemento, seguindo algum critério heurístico deotimização, até que se tenha uma solução viável;

Como Funciona

Trata-se de métodos em que, embora a exploração seja feita de forma algorítmica, o progresso é obtido pela avaliação puramente empírica doresultado. Ganhos de eficácia, principalmente nos termos da eficiência computacional, no custo da precisão.

Algoritmos Gulosos

O que é?

É uma técnica de algoritmos para resolver problemas deotimização, sempre realizando a escolha que parece ser a melhor no momento; fazendo uma escolha ótima local, na esperança de que esta escolha leve até a solução ótima global.Vantagens: Algoritmos simplese de fácil implementação.Desvantagens: Nem sempre conduz à soluções ótimas globais. Podem efetuar cálculos repetitivos.



Aplicações


È Aplicado em problema de otimizaçãocombinatória consiste em encontrar um elemento de valor ótimo num conjunto finito.  Dependendo do problema, ótimo pode significar máximo ou mínimo.  No caso da maximização, por exemplo, a estratégia de um algoritmo gulosoé calcular um máximo "local" na esperança de encontrar um máximo "global".  (É como um montanhista que anda sempre "para cima" na esperança de assim chegar ao pico mais alto da montanha.)

ComoFunciona

Um algoritmo guloso é :  ele toma decisões com base nas informações disponíveis na iteração corrente, sem olhar as consequências que essas decisões terão no futuro. Um algoritmo guloso...
tracking img